Conectar-se
Os membros mais ativos do mês
1 Mensagem - 100%
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Mensagens : 645
Pontos : 2823
Honra : 311
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 29
Sonhos Lúcidos :
38 / 99938 / 999
Sonhos Comuns :
999 / 999999 / 999
Ver perfil do usuário

Reality check - Analise [Hiriu]

em Qua Jan 22, 2014 9:37 pm
Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Reality checks

Reality checks (testes de realidade) são maneiras de despertar a consciência dentro de um sonho, fazendo questionamentos sobre tudo que te rodeia para verificar se esta sonhando ou não. Podemos reparar em texturas, eventos, reflexos, hora e qualquer entre outras coisas, que no sonho podem aparecer de forma diferente do que seriam na realidade, mas simplesmente fazer o questionamento já traz torna o sonhandor lúcido.
A freqüência dos testes de realidade amplia a porcentagem de chance de ter um sonho lúcido, pois ao fazer cada um, a memória e reforçada e a consciência e tornada mais vivida inclusive no estado de vigília. E tudo se torna mais nítido, começamos então a observar as pequenas coisas, os detalhes de tudo que compõe e cenário em que estamos, e tornamos sujeitos mais ativos da nossa própria vida.
Com a pratica, conseguimos fazer a ligação que faz com que executamos os reality checks com certa freqüência. A freqüência e o numero de ocorrências de um evento, neste caso, estaríamos aumentando a quantidade de reality checks que fazemos, e ao mesmo tempo fazendo um exercício de memória, pois e com ela que nos lembramos de não deixar a consciência se dissipar a ponto de voltarmos a fazer as coisas roboticamente. Assim também dentro do sonho, onde podemos ter mais visão desta perca de consciência quando deixamos voltamos para o sonho normal, como o exemplo ilustrado na figura abaixo.


Durante um reality check, apenas questionar se esta sonhando ou não pode não ser o suficiente para despertar a consciência dentro do sonho, isso porque deve-se analisar a resposta do questionamento para concluir o que esta vivenciando trata-se de um sonho ou não. Levando isso em conta, abstrai o reality check em algumas etapas como ilustra a figura abaixo.


Objeto do reality check: Trata-seno que se baseou para fazer o teste. Uma textura, um evento estranho ou a própria memória. O objeto e a base do questionamento, alem disso, sempre quando observar o objeto, a lembrança de fazer o questionamento se manifesta. O obejeto entao não e o que voce usa para fazer o questionamento, apesar de poder ser, mais e ele que faz sua lembranca de fazer a observação, e entao vem a analisa de tudo que esta ao redor.
Agora pense em tudo que te faz  lembrar de se questionar de que esta sonhando. Ouvir a palavra sonho? Entrar num lugar diferente? Acordar? Olhar para o ceu? Presenciar um evento estranho? Estes podem ser alguns objetos de reality checks.

Memória: E a manifestação da lembrança de fazer o relity check, e quando voce lembrar, pode manter isso na memoria ate estar em outra situacao, como por exemplo ir para outro lugar. O bom de ter objetos de reality checks pre definidos, e que mesmo que voce não lembre de faze-los por voce mesmo, eles se encarregaram de te lembrar disso. Porem,  manter a memoria significa garantir certa freqüência dos relity checks ate estar dentro do sonho, mais isto pode acontecer ocasionalmente com base nos objetos de reality checks.

Observação: Texturas, sombras, luz e tudo que pode fazer você perceber de que esta sonhando. Ao chegar nessa parte, a consciência já deve estar mais desperta, pois isso e necessário para fazer a observação. A observação e uma analise de tudo que nos rodeia no momento de reality check para achar algo que nos faca questionar se estamos sonhando ou não.

Questionamento: Vem com base na analise de tudo que foi observado. Por exemplho:

1. Olhei para o céu (céu e o objeto do relity check).
2. Sempre quando olho para o céu lembro-me de fazer reality check, pois eles podem ser diferentes no sonho (memória).
3. Vi que tinha dois sois. (observação).
4. Isso só pode ser um sonho, porque na realidade não há dois sois no céu (questionamento).

Despertar da consciência: Se o resultado do questionamento fazer voce notar que esta sonhando, então despertar a consciência tornara seu sonho lúcido.

Bem, isto e o que eu levo em conta para fazer meus reality checks, e esta fazendo muito efeito, tentei passar uma ideia do que eu penso a respeito para executa-los. Por fazer, se estiver algo errado ou redundando me avise.


CORES DOS MEUS RELATOS:

  • Analise ou pensamento/observação.
  • Dialogo, titulo
  • Descrição de um cenário/objeto/pessoa.
  • Realidade ou fato importante.

Orvalho do sonhar:
Fantasiar me conforta
Deslumbrado a imaginar
Sera que e so eu?
Ou alguem se importa?


para nao se desesperar
Sucumbir em expectativas
pois se nao suprir
Posso pelo menos sonhar

Sair desse lugar imundo
Fingir que nao e isso
Tornar tudo intenso
Criar o próprio mundo


Injetar alegria
Olhar fixo para o nada
Rir sozinho
Ate o final do dia


Sentir a liberdade ao voar
Observar o próprio reflexo
E fechar os olhos
Para voltar a sonhar

(Hiriu)
Mensagens : 1005
Pontos : 3790
Honra : 749
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 28
Localização : São Paulo/Santo André
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Reality check - Analise [Hiriu]

em Ter Fev 04, 2014 1:14 am
Mestre Hiriu sempre impressionando-nos com excelentes artigos e pontos de vista. certo

Os reality checks ou testes de realidade em questão são realmente extremamente importantes apesar de que um onironauta veterano e experiente por si só pode manter-se a base de wild e deild, mas mesmo assim não pode deixar de aplicar os testes de realidade para ampliar suas chances de despertar a consciência naturalmente durante os sonhos.  piscar 
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum