Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Ir para baixo
~ Minato
~ Minato
Mensagens : 160
Pontos : 4549
Honra : 34
Data de inscrição : 21/01/2013
Idade : 24
Localização : Konoha (vila oculta da folha)
Sonhos Lúcidos :
Reportagem da Mente Cérebro Left_bar_bleue5 / 9995 / 999Reportagem da Mente Cérebro Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Reportagem da Mente Cérebro Left_bar_bleue50 / 99950 / 999Reportagem da Mente Cérebro Right_bar_bleue
http://www.sonhoslucidos.forumeiros.com

Reportagem da Mente Cérebro Empty Reportagem da Mente Cérebro

Qui Fev 21, 2013 1:09 pm
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
O texto a seguir foi concedido pelo blog: http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br

Há situações em que a pessoa sabe que está sonhando e até consegue influenciar os acontecimentos oníricos; pesquisadores medem as correntes cerebrais na tentativa de desvendar os processos neuronais que determinam esse curioso estado entre o sono e a vigília.
por Ursula Vossdoutora em psicologia, professora da Universidade Friedrich-Wilhelm do Reno em Bonn.

Muitas pessoas se fazem espontameamente uma pergunta semelhante: será que estou sonhando? Se o sonhador reconhece que a experiência não é real, já que os fatos bizarros não fazem sentido, então podemos dizer que se trata de um sonho lúcido. Há aqueles que nesses momentos não apenas têm consciência do fato de estarem sonhando, mas conseguem até mesmo influenciar ativamente a trama, sem acordar.
Uma participante de um experimento em nosso laboratório do sono, na Universidade de Bonn, descreveu a experiência da seguinte forma: "Soube que estava sonhando quando me espantei com a conversa estranha com uma colega que nem conheço direito; então apareci de repente em outra cena, em meio a uma paisagem que parecia tirada de um album de família. Movi os olhos e percebi que estava deitada em minha cama dormindo. Quando vi a imagem se desmanchar, pensei: esta é a cena do meu sonho, eu vou ficar aqui! Então ela reapareceu. Pensei que seria bom galopar nesse lugar e trouxe um cavalo para o sonho e, embora parecesse bastante irreal, senti que o cavalgava ao mesmo tempo que continuava deitada."


Por trás do óbvio
Desde que o criador da psicanálise,Sigmund Freud (1856-1939), publicou sua principal obra, A interpretação dos sonhos, em 1899, a imagem do sonho como palco de conflitos inconscientes persevera. Segundo essa concepção, a experiência onírica tem o papel de ocultar ou revelar impulsos e pensamentos daquele que dorme. Os elaborados "disfarces" apresentados pelo psiquismo dificulta o reconhecimento do desejo reprimido. Daí os sonhos parecerem tantas vezes sem sentido para o próprio sonhador, que não consegue enxergar o que há por trás dessa simbólica. Durante a sessão de análise, entretanto, paciente e psicanalista podem chegar a relações surpreendentes e evocar elaborações transformadoras.

Usos práticos do poder de interferência
Até agora, alguns psicólogos utilizavam treinamentos objetivos no sonho lúcido principalmente para tratar pesadelos. Exercícios autossugestivos antes de adormecer - nos quais a pessoa se pergunta se ainda está acordada ou já está dormindo - elevam a possibilidade de fases de sonhos lúcidos conscientes. Pacientes atormentados por pesadelos frequentes conseguem se distanciar emocionalmente com mais facilidade do conteúdo sonhado por meio desse método. Alguns se tornam capazes até mesmo de fugir de perigos experimentados em sonho. Além disso, há indícios de que formações oníricas lúcidas possam facilitar a aprendizagem de sequências de movimentos complexas. Nós todos somos capazes de realizar coisas extraordinárias em sonho: conseguimos voar, atravessar paredes ou fazer objetos desaparecerem. Segundo resultados de um estudo realizado pelo psicólogo especialista em esportes, Daniel Erlacher, da Universidade de Heidelberg, atletas com um treinamento objetivo em sonhos lúcidos conseguem internalizar mais rapidamente sequências motoras complexas, como, no salto em altura. O uso de técnicas de visualização na passagem da vigília para o sono são bastantes semelhantes a esse método. Nesse caso, o objetivo é manter o controle consciente da situação imaginando determinadas sequências de movimento de forma profundamente relaxada. Aos interessados em treinar a habilidade, porém, especialistas avisam que, em geral, é preciso persistir por pelo menos três semanas até que sejam percebidos os primeiros resultados.   Será que estou acordado? Sonhos lúcidos não podem ser induzidos intencionalmente, mas é possível aumentar a probabilidade de tê-los. Algumas técnicas podem ajudar:
 * Ao longo do dia, pergunte a si mesmo várias vezes, se está acordado. Quando o comportamento se tornar um hábito, é provável que você faça o mesmo durante um sonho - e as chances de perceber que está sonhando aumentam muito. 
 * Olhe-se no espelho ou releia um trecho de um texto como uma forma de "testar a realidade". Nos sonhos, muitas vezes, a aparência fica alterada e a escrita é indefinida. O hábito de verificar esses referenciais pode alertá-lo em eio à experiência onírica.
 * Mantenha um diário de sonhos ao lado da cama e anote o que se lembra imediatamente ao acordar. Vários estudos indicam que essa prática torna os sonhos mais conscientes; pessoas que se recordam de seus sonhos têm maior propensão de ter um sonho lúcido.
 * Antes de adormecer, concentre-se atentamente, com o máximo de detalhes possível, em cenas que espera ver durante o sono. Pesquisas mostram que a "incubação" - apersistência de uma ideia antes de dormir - aumenta muito a probabilidade de que uma pessoa sonhe com o que imaginou.  Matéria completa na edição física de Mente e Cérebro de fevereiro de 2013.

Créditos : http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br
Fonte: http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/2013/02/o-enigma-dos-sonhos-lucidos.html?showComment=1361387241025&m=1
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos