Conectar-se
Os membros mais ativos do mês
2 Mensagens - 100%
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Mensagens : 65
Pontos : 2527
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 28
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Desmistificando Paralisia de sono: O grande erro sobre WILD

em Qua Jul 25, 2012 9:57 am
Vou praticamente copy-paste o meu post de outro fórum, porque acho relevante desmistifcar um erro que acomete uns 90% da população de sonhadores lúcidos.
Se quiserem ler a discussão toda, remetam-se para .

Para efeitos de coerência de fontes, vamos usar este site , onde não existem as habituais "descrepâncias" na descrição da paralisia de sono que li em muitos. Se houver algo com o qual não concordam, refiram que discutimos de modo a toda a gente perceber do que se trata. As quotes estão em itálico.

O que é paralisia de sono? "A frightening form of paralysis that occurs when a person suddenly finds himself or herself unable to move for a few minutes, most often upon falling asleep or waking up" Até aqui tudo simples certo? Sabemos (e provavelmente já todos experienciamos) paralisia quer no início de fase REM, quer no final da mesma.

Porque acontece? "...due to an irregularity in passing between the stages of sleep and wakefulness." Isto é um ponto fundamental. Quando há paralisia de sono, salvo casos muito raros, não há o "e acabou e comecei a mexer-me outra vez". Há uma interrupção efectiva do fluxo de certos neurotransmissores, e isso resulta num bloqueio da actividade motora. Uma das razões (para além das halucinações aterrorizantes) para causar tanto medo/desconforto é porque estão efectivamentee paralisados. Saber que é paralisia não é o suficiente para vos acalmar, senão os doentes com episódios regulares não teriam tantos problemas com a mesma não é ?

O que se entende por irregularidade? "Sleep paralysis is the result of premature (or persistent) mind-body disconnection as one is about to enter into (or exit from) REM sleep." É importante não achar que paralisia de sono é o único caso de mind-body disconnections à medida que vamos a caminho de REM. Tal como o absoluti0n refere, e tenho a certeza que todos nós percebemos com o exemplo dele, mind-body disconnections são perfeitamente normais, dado que o cérebro progressivamente vai desligar certas àreas/funções do cérebro em prol de outras (e aqui temos a suplantação da cognição externa pela sensorial interna). Um caso são as HH, os tremores, as alterações de consciência, as vibrações, (o cão a ladrar no quarto quando nem sequer temos cão xD)

Então paralisia de sono é própria de que estágio? REM. Porque se refere à percepção da REM atonia, tão simples e directo como isso. "If you become aware before the REM cycle has finished, you may notice that you cannot move or speak." É por isso que quando saimos de um lúcido não sentimos paralisia de sono: é um fenónemo raro, assustador, e bem distinto das experiências de sintomas N-REM. Quando o sonho acaba é exactamente isso que acontece: podemos estar lúcidos e por falta de concentração ou término da duração desse estágio REM naquele ciclo de sono em particular, mas o REM acaba. Se tivesse o atrevimento de adivinhar, diria que o fim da REM atonia enquanto estamos lúcidos está a acontecer no momento em que reportamos "o sonho começou-se a desvanecer".

Sonambulismo, vale a pena mencionar? A menos que queiram complicar sem razão, não O sonambulismo é próprio de fases N-REM, e isso é a razão pela qual sabemos que alguém é sonambula: está-se a mexer Para além do mais, é preciso sermos "mauzinhos" demais para assumir que o doente iria experienciar sonambulismo (que ocorre maioritariamente apenas uma vez por noite) e paralisia de sono (que é um fenónemo raro) logo na mesma noite, pobre coitado xD

O que isto significa em termos práticos no WILD? Significa que WILD é a indução de um sonho lúcido ao entrar conscientes na fase REM, e não o acto de entrar em paralisia de sono. O wild começa antes sequer de se deitarem (porque o planeiam fazer). A paralisia de sono não seria um fenónemo raro se todas as pessoas que se recussassem a perder a consciência no sono (sonhadores lúcidos não são os únicos, há pessoas que devido a problemas mentais também fazer o mesmo, ainda que sem querer) conseguissem chegar lá. Para além do mais, se o WILD se referisse à paralisia de sono (e que muita gente teima que sim erradameente), então os relatos seriam muito mais interessantes e não experiências muito mais "smooth" na maioria das vezes como os relatos da comunidade de sonhos lúcidos demonstra (para ficarem mais "convencidos" aqui, façam como eu e metam o nariz numa grande quantidade de relatos de WILD bem sucedidos).

Por último:então se não é paralisia de sono, o que exprimentamos nós tantas vezes? Sintomas N-REM. Nem precisamos de visitar um especialista de sono para reportarmos várias sensações e alucinaçõs quando estamos a adormecer (incluindo quando não estamos a fazer WILD). Estes sintomas são meramente a progressão gradual do sujeito de N-REM a REM. O grupo de fases N-REM tem como principal objectivo o restauro fisiológico do sujeito, e o REM (bem mais complicado diga-se de passagem) já se refere para funções mentais, como a organização de memória, regulação de emoções, etc. Dado que a passagem de um para outro é gradual, é apenas normal que observemos estes "fenónemos".

Espero que isto tenha ajudado e libertado-nos de muitas confusões. Também só prova que o WILD é uma questão de mentalidade. Provavelmente muita gente o falha porque, citando um outro contribuinte para a discussão, é importante fazer a distinção entre "HOLY SHIT I CANNOT MOVE AND THERE ARE STROBE DEMONS EATING MY FEET!" e "Suddenly my body is vibrating all crazy-like and my senses are going super fuzzy. Oh look! Dream imagery!" Perseguir a paralisia de sono é um erro, o objectivo é (ou devia de ser para aqueles que querem aprender a WILD) mantermo-nos conscientes e cientes do nosso propósito de não perder a consciência enquanto passamos por "esta cambada" de sintomas N-REM.este link


-Do not try and bend the spoon. That's impossible. Instead... only try to realize the truth.
-What truth?
There is no spoon.
avatar
Mensagens : 190
Pontos : 2815
Honra : 89
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 43
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuáriohttp://www.sonhoslucidos.com

Re: Desmistificando Paralisia de sono: O grande erro sobre WILD

em Qua Jul 25, 2012 10:43 pm
Parabéns Zoth! :cheers: Excelente resumo e esclarecimento. Creio que também já posso ter feito confusão. A possibilidade que me ocorre é de algumas vezes que fiz o WILD e tive paralisia, em função do rebote de REM. Tão comum quando estamos com o sono atrasado e que causa essa antecipação da fase REM.

Esse teu texto ficou tão bom que gostaria de publicar ele no www.sonhoslucidos.com e creditar a ti é claro. Que tal?



Não pense se vai ficar consciente num sonho... saiba que vai.
avatar
Mensagens : 65
Pontos : 2527
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 28
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Desmistificando Paralisia de sono: O grande erro sobre WILD

em Qui Jul 26, 2012 12:58 pm
Ainda bem que apreciaste, e claro que estás à vontade para o publicar aqui no site. Só queria dizer que não foi apenas um esforço meu, mas antes tive a sorte de o poder expor a vários outros oneironautas o que permitiu estabelecer uma baseline de conceitos. E claro os dream journals há disposição sobre as tentativas de WILD tb ajudaram bastante a interpretar, porque permitem uma observação mais "empirica" dos vários tipos de sintomas que acontecem durante os estágios N-REM feliz


-Do not try and bend the spoon. That's impossible. Instead... only try to realize the truth.
-What truth?
There is no spoon.
avatar
Mensagens : 40
Pontos : 2514
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Desmistificando Paralisia de sono: O grande erro sobre WILD

em Seg Ago 06, 2012 11:12 pm
Muito interessante esse assunto e o texto está muito bem escrito e didático (excelente mesmo), mas discordo levemente da conclusão final.

Sempre tive paralisia do sono com muita frequência, o que foi um problema durante boa parte da minha vida. Só com o tempo, pesquisa e experiência eu fui me tornando consciente do que se tratava de fato e de como aproveitar de maneira positiva.

Dito isso... Tenho certeza, e acredito que isso seja lugar comum pra qualquer sonhador lúcido que experimenta PSs regulares, que é bem fácil entrar em SL a partir desse estado. Inclusive, no princípio da minha jornada como sonhador lúcido todos os meus SLs eram induzidos dessa forma (a partir de paralisias aleatórias e não induzidas), só mais tarde é que comecei a descobrir técnicas diferentes.

Sendo assim, minha primeira meta, ao me tornar consciente da possibilidade de ter SLs, sempre foi tentar induzir ou faciliar de alguma maneira a ocorrência das minhas PSs. E até hoje esse é o método pra alcançar SLs em que eu consigo sucesso mais frequente.

Achei inusitada e interessante a idéia de que a PS não é um estágio obrigatório pra conclusão de um WILD. Pensava intuitivamente que ela ocorria em todas as induções diretas de SL, e sempre acreditei que os sintomas de N-REM, que vc citou, fossem uma transição ligeira através da PS (que não chegava a ser notada como paralisia muscular).

Como eu disse, bastante esclarecedor o tópico. Só não concordo com a afirmação categórica de que "perseguir a paralisia do sono é um erro". Acredito que pra algumas pessoas (como eu por exemplo) a paralisia pode ser um dos caminhos mais naturais pra lucidez nos sonhos.


“The greatest thing about tomorrow is that I will be better than I am today.”
avatar
Mensagens : 1989
Pontos : 6089
Honra : 575
Data de inscrição : 10/03/2013
Idade : 18
Localização : Nippon, Namimori.
Sonhos Lúcidos :
50 / 99950 / 999
Sonhos Comuns :
300 / 999300 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Desmistificando Paralisia de sono: O grande erro sobre WILD

em Qui Maio 09, 2013 10:55 pm
zombie escreveu:Muito interessante esse assunto e o texto está muito bem escrito e didático (excelente mesmo), mas discordo levemente da conclusão final.

Sempre tive paralisia do sono com muita frequência, o que foi um problema durante boa parte da minha vida. Só com o tempo, pesquisa e experiência eu fui me tornando consciente do que se tratava de fato e de como aproveitar de maneira positiva.

Dito isso... Tenho certeza, e acredito que isso seja lugar comum pra qualquer sonhador lúcido que experimenta PSs regulares, que é bem fácil entrar em SL a partir desse estado. Inclusive, no princípio da minha jornada como sonhador lúcido todos os meus SLs eram induzidos dessa forma (a partir de paralisias aleatórias e não induzidas), só mais tarde é que comecei a descobrir técnicas diferentes.

Sendo assim, minha primeira meta, ao me tornar consciente da possibilidade de ter SLs, sempre foi tentar induzir ou faciliar de alguma maneira a ocorrência das minhas PSs. E até hoje esse é o método pra alcançar SLs em que eu consigo sucesso mais frequente.

Achei inusitada e interessante a idéia de que a PS não é um estágio obrigatório pra conclusão de um WILD. Pensava intuitivamente que ela ocorria em todas as induções diretas de SL, e sempre acreditei que os sintomas de N-REM, que vc citou, fossem uma transição ligeira através da PS (que não chegava a ser notada como paralisia muscular).

Como eu disse, bastante esclarecedor o tópico. Só não concordo com a afirmação categórica de que "perseguir a paralisia do sono é um erro". Acredito que pra algumas pessoas (como eu por exemplo) a paralisia pode ser um dos caminhos mais naturais pra lucidez nos sonhos.

Tava lendo o novo post no blog, e cliquei nesse link , ficou ótimo zooth00 muito bom mesmo certo

--------------------------------------

E é como o zombie falou, não é um erro não, eu mesmo estou tentando fazer isso, paralisia é ótima para entrar na lucidez e aumenta muito o nivel de vividez no sonho, a paralisia é uma bela de uma porta escancarada para lucidez Só precisamos saber passar por ela piscar

avatar
Mensagens : 55
Pontos : 2087
Honra : 6
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 25
Sonhos Lúcidos :
4 / 9994 / 999
Sonhos Comuns :
25 / 99925 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Desmistificando Paralisia de sono: O grande erro sobre WILD

em Ter Maio 21, 2013 9:29 am
The Master escreveu:
zombie escreveu:Muito interessante esse assunto e o texto está muito bem escrito e didático (excelente mesmo), mas discordo levemente da conclusão final.

Sempre tive paralisia do sono com muita frequência, o que foi um problema durante boa parte da minha vida. Só com o tempo, pesquisa e experiência eu fui me tornando consciente do que se tratava de fato e de como aproveitar de maneira positiva.

Dito isso... Tenho certeza, e acredito que isso seja lugar comum pra qualquer sonhador lúcido que experimenta PSs regulares, que é bem fácil entrar em SL a partir desse estado. Inclusive, no princípio da minha jornada como sonhador lúcido todos os meus SLs eram induzidos dessa forma (a partir de paralisias aleatórias e não induzidas), só mais tarde é que comecei a descobrir técnicas diferentes.

Sendo assim, minha primeira meta, ao me tornar consciente da possibilidade de ter SLs, sempre foi tentar induzir ou faciliar de alguma maneira a ocorrência das minhas PSs. E até hoje esse é o método pra alcançar SLs em que eu consigo sucesso mais frequente.

Achei inusitada e interessante a idéia de que a PS não é um estágio obrigatório pra conclusão de um WILD. Pensava intuitivamente que ela ocorria em todas as induções diretas de SL, e sempre acreditei que os sintomas de N-REM, que vc citou, fossem uma transição ligeira através da PS (que não chegava a ser notada como paralisia muscular).

Como eu disse, bastante esclarecedor o tópico. Só não concordo com a afirmação categórica de que "perseguir a paralisia do sono é um erro". Acredito que pra algumas pessoas (como eu por exemplo) a paralisia pode ser um dos caminhos mais naturais pra lucidez nos sonhos.

Tava lendo o novo post no blog, e cliquei nesse link , ficou ótimo zooth00 muito bom mesmo certo

--------------------------------------

E é como o zombie falou, não é um erro não, eu mesmo estou tentando fazer isso, paralisia é ótima para entrar na lucidez e aumenta muito o nivel de vividez no sonho, a paralisia é uma bela de uma porta escancarada para lucidez Só precisamos saber passar por ela piscar


--------------------------------------------------------------------------------
nunca consegui passar da PS para o sonho pois meu corpo nuca paralisa totalmente eu sinto uma dormência mas se eu quiser consigo mexer, mas ja aconteceu e eu fazer o WBTB sem querer e acordar e ficar imovel e começar a passar para o sonho vendo ele se formar! muito feliz
avatar
Mensagens : 125
Pontos : 2606
Honra : 26
Data de inscrição : 01/04/2012
Idade : 43
Localização : São José - Santa Catarina
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
1 / 9991 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Desmistificando Paralisia de sono: O grande erro sobre WILD

em Dom Abr 26, 2015 9:34 pm
Zombie, deixa eu ver se entendi o que você quis dizer sobre PS não ser estágio obrigatório para ter SL. Tipo: já tive sonecas onde na maioria das vezes experimentei PS, mas em outras não, e mesmo assim tive SL. Não digo das outras técnicas, mas onde experimentei o Wild. Seria isso? Também pra mim a PS é um caminho fácil pra indução de SL's.


Zeti-Pevensie
"Por Nárnia e por Aslam!"

Conteúdo patrocinado

Re: Desmistificando Paralisia de sono: O grande erro sobre WILD

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum