Conectar-se
Os membros mais ativos do mês
4 Mensagens - 57%
2 Mensagens - 29%
1 Mensagem - 14%
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Mensagens : 65
Pontos : 2352
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 27
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Memória prospectiva: uma breve explicação do seu impacto no sonho lúcido

em Sex Abr 27, 2012 8:45 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Boas pessoal! É por aqui o meu primeiro post, depois de uma troca breve de mails com o Márlon, decidi-me vir participar no forum que parece estar muito concorrido feliz Decidi começar por este tema em particular porque reality checks são apresentados como uma ferramenta crucial quando se aprende a induzir sonhos lúcidos! Mas ora bem, espero apresentar o tópico de uma maneira agradável de ler lingua

O que é a memória prospectiva?

A memória prospetiva refere-se ao tipo de memória responsável por intenções futuras, como por exemplo:
- Comprarmos laranjas quando visitarmos o supermercado;
- Ligar a televisão a dada hora para vermos o nosso programa favorito
- E sim...fazer reality checks!

A memória prospectiva, ao contrário dos outros tipos de memória, é considerada a "memória do futuro", porque não se relaciona com eventos passados, mas sim com coisas que ainda não aconteceram. Isto é muito importante quando se trata de sonhos lúcidos. Para quem já leu o livro de Stephen LaBerge, reparou decerto numa passagem no capítulo de MILD em que ele nos aconselha a treinar a nossa capacidade de nos lembrar-mos de intenções futuras!




O impacto da memória prospetiva nos sonhos lúcidos

Como sonhadores lúcidos, esperamos sempre pela próxima noite. "Espero ter o meu primeiro sonhos lúcido!" diz alguém; "Espero conseguir realizar esta experiência no meu próximo sonho lúcido" diz outro. Estes desejos/intenções tem muito mais peso do que a maioria das pessoas julgam. Quando as possuímos, o cérebro trata de as definir em termos de prioridade (que é definida pelo valor emocional dado a essa intenção desejo, ou pela quantidade de tempo que nos dedicamos a pensar nela). Depois disto, mesmo que nos esqueçamos da nossa intenção de fazer um reality check, o nosso cérebro continua lá com a ideia, e graças à memória prospetiva, permite-nos lembrar do que tinhamos para fazer mesmo que várias horas tenham passado!

Apesar da memória prospetiva ser um extenso tema, existem sempre ideias muito importante a tirar para nós enquanto sonhadores lúcidos. Vamos ver algumas delas:

O dilema do reality check falhado

Quase todo o sonhador lúcido já falhou um reality check uma vez ou outra. Ou o relógio muda de horas e nós nos convencemos que está estragado, ou o danado do dedo não passa pela palma da mão e nos julgamos acordados! E o pior de tudo, esses falsos despertares! Uma vez após um sonho lúcido julguei acordar, e depois de um familiar meu que vive noutro país me ter convidado para o ajudar a arrastar um colchão, corri de volta ao quarto para anotar o meu lúcido até perceber....que ainda estava a sonhar lingua

É importante abordar o reality check não como uma acção mecânica, mas como um questionamento permanente. Quando nos convencemos que faremos um reality check quando sonhares, o nosso cérebro pode enganar-nos simplesmente por nos fazer acreditar que ele falhou porque estamos acordados. Isto significa que a memória prospetiva, juntamente como outros tipos de memória, pode possivelmente sofrer alguma interferência durante o sonho.

Como evitar isto? Simples: quando fizeres um reality check, faz dois! A ideia é convenceres-te o melhor possível. Isto porque o cérebro vai aprender a dar relevância à intenção e não ao reality check, seja ele qual for! Isto por si só já aumenta as probabilidades de lucidez, porque começamos a usar tudo como forma de testar a realidade: o cenário, as pessoas, o nosso corpo...

Memória prospetiva e o seu impacto nos reality checks e nos dream signs

Porque será que certos reality checks funcionam melhor que outros? Porque será que ficamos lúcidos mais facilmente quando usamos algo para associar do que uma simples intenção "às 6horas enquanto sonho vou ficar lúcido"?

Tem haver com a nossa memória prospetiva. Através de pesquisas realizades, descobriu-se que o cérebro associa melhor uma intenção com um evento do que com um factor temporal. Isto significa que é mais fácil lembrar-nos que temos de desligar o forno quando ele apita, do que a uma determinada hora. O que ocorre é que o estímulo do apitar do forno encoraja-nos a lembrar da nossa intenção muito melhor do que nos lembrar-mos a dado momento que já são horas para tirar o bolo o forno.

Lição a tirar: usem os vossos dream signs! Há muita gente que não lhes dá a devida importância porque acha que "eles não são garantidos de aparecer..." Uma boa verdade, mas quando nos acostumamos a uma lista crescente deles, podemos usar a memória prospetiva baseada em eventos para atingirmos a lucidez cada vez que encontramos um deles!

Memória prospetiva e sonhos lúcido: desenvolvendo uma para ter outro

Apesar de muitas vezes não parecer, uma boa memória é sinónimo de mais facilidade para atingir a lucidez. Não só nos lembra-mos de fazer reality checks, ou de ter uma boa dream recall, mas também temos mais facilidade em identificar padroes nos nossos sonhos. Um facto bastante interessante é que o motivo pelo qual não ficamos lúcidos cada vez que sonhamos é porque.....parte da nossa memória está desactivada!

A nossa long-term active memory (a coisa que nos diz que os porcos não voam) está grandemente afectada quando sonhamos. Ou seja, vemos coisas impossíveis e não nos lembramos que elas não podem estar a acontecer. Nem sequer estranhamos porque não possuimos a nossa memória suficientemente funcional lingua a nossa memória a curto-prazo ainda se encontra mais "desativada". É muito dificil ficarmos lúcidos apenas porque nos lembramos que fomos dormir há umas horas atrás eheheh.

Aqui se encontra no entanto o trunfo da memória prospetiva. Quando treinamos a nossa memória para relacionar um evento a uma intenção (como fazer um reality check quando vemos um gato), estamos a dar uma prioridade ao nosso cérebro. Apesar de a comunidade cientifica ainda não ter desvendado o mistério, esta associação pode ser tão poderosa, que mesmo estando distraidos podemos activar essa memória. É por isto que às vezes podemos ficar horas sem nos lembrar-nos de fazer um reality check, e de repente...puff! Como já disse acima, uma grande capacidade de focalização na nossa intenção e ligação emocional parecem ser fulcrais para isto. Isto também é a razão pela qual o método MILD pode ser tão eficaz muito feliz

Memória prospetiva e o seu efeito a médio/longo prazo em sonhos lúcidos

A memória prospetiva é muito gratificante de desenvolver, porque como todos os tipos de memória, quanto mais treinamos, mais ágil fica! É por isso que pessoas que tem empregos onde se tem de lembrar de fazer muitas coisas ao longo do dia tendem a manter essa habilidade ao longo das vidas. Um sonhador lúcido não é excepção: quando induzi-los passa a ser algo mais regular, temos sempre em mente o nosso próximo projecto. Quanto mais experiência intencionais temos, mais facilmente o cérebro se prepara para a próxima tarefa!

Espero que tenham achado o post interessante. Abordei a temática de uma maneira um bocado corrida, mas não queria fazer aqui um testamento lingua Se quiserem há várias maneiras de desenvolver a vossa memória prospetiva e ajudas para praticantes de MILD que posso referir, é so dizerem piscar

Bons sonhos!


-Do not try and bend the spoon. That's impossible. Instead... only try to realize the truth.
-What truth?
There is no spoon.
Convidado
Convidado

Re: Memória prospectiva: uma breve explicação do seu impacto no sonho lúcido

em Sab Abr 28, 2012 7:53 am
muito boa a sua postagem, me instruiu bastante. se você conhece mais métodos de estimular a memória prospectiva gostaria que postasse aqui.
avatar
Mensagens : 65
Pontos : 2352
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 27
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Memória prospectiva: uma breve explicação do seu impacto no sonho lúcido

em Dom Abr 29, 2012 5:21 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Obrigado Amon pelo feedback feliz Vou postar aqui um breve exercicio que podes praticar para melhorar a tua memória prospetiva. Fica desde já sabendo que este tipo de jogo é um exemplo (muito básico lol) de memória prospetiva:

Bem, quanto ao treino em si. Não sei se já leste o livro do Stephen LaBerge, mas ele refere os exercicios lá (no capítulo do MILD creio). Vou deixar aqui uma ideia.

Escolhe 4 objectos/elementos/acções (isto não tem haver com sonho lúcido por enquanto, é apena para treinares memória prospetiva. Quando praticares é que podes por exemplo escolher dreamsigns). A ideia é:

- Cão, arvore, pegar nas chaves e carro vermelho;

Cada vez que vejo um destes elementos, lembro-me da minha intenção de fazer um reality check.
Ao longo do dia, vejo se cada vez que aparecem eu me lembro logo ou se falho (por exemplo peguei nas chaves e não me lembrei de fazer um reality check).

Cada dia escolhes 4 novos elementos. O objectivo é aprenderes a lembrar-te da próxima vez que mal vejas o elemento, te lembres do que significa (fazer reality check neste caso).

Isto aumenta a tua memória prospetiva rapidinho, e claro, ajuda bastante em MILD. É uma boa maneira também de te lembrares melhor das coisas que queres fazer em sonhos lucidos. A memória prospetiva é de facto muito importante, porque como é extremamente simbólica, "acciona-se" mais facilmente que outros tipos de memória (mais fácil lembrares-te que tens de fazer um reality check sempre que vires um unicórnio do que foste para a cama há 5horas atrás :cheers: )


-Do not try and bend the spoon. That's impossible. Instead... only try to realize the truth.
-What truth?
There is no spoon.
avatar
Mensagens : 23
Pontos : 2294
Honra : 1
Data de inscrição : 31/03/2012
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Memória prospectiva: uma breve explicação do seu impacto no sonho lúcido

em Dom Maio 13, 2012 9:48 pm
Li uma parte por enquanto Zoth. Está de parabéns viu!



Sonhar é como mergulhar dentro de si mesmo. Sei que todo aquele mundo sou eu, mesmo que certas coisas aconteçam independente da minha vontade... mas o mais assombroso é que mesmo acordada, ao contemplar o mundo, sei que eu faço parte de uma realidade maior, como um grande sonho!...



Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade." - Augusto Kekulé, 1865
Convidado
Convidado

^^

em Sex Out 12, 2012 3:46 am
q post bacana vei !!!
avatar
Mensagens : 8
Pontos : 2007
Honra : 0
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 23
Localização : Guaratinguetá
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Memória prospectiva: uma breve explicação do seu impacto no sonho lúcido

em Qui Jan 17, 2013 1:02 pm
vou tentar exercicio dos 4 objetos gostei muito xD
avatar
Mensagens : 5
Pontos : 1029
Honra : 0
Data de inscrição : 02/09/2015
Localização : Espirito Santo
Sonhos Lúcidos :
1 / 9991 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Memória prospectiva: uma breve explicação do seu impacto no sonho lúcido

em Qui Set 10, 2015 2:38 pm
Muito boa explicação obrigado!
vou me exforçar nisso.
Conteúdo patrocinado

Re: Memória prospectiva: uma breve explicação do seu impacto no sonho lúcido

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum