Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

O Devaneio

+9
ArthurAngelo
Maycon Mr.x
Licantropo
EmersonPawoski
Frog
Killer
Forsit
Ilium
DeepSky
13 participantes
Ir para baixo
DeepSky
DeepSky
Mensagens : 46
Pontos : 3911
Honra : 25
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 38
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty O Devaneio

Ter Abr 22, 2014 2:31 am
Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Bom pessoal, gostaria de compartilhar com vocês uma dica pessoal bem simples que tem dado certo pra mim.

O Devaneio

O Devaneio Devaneio2

Devaneio é quando em algum momento do dia nossa mente começa a viajar, com vários pensamentos aleatórios, geralmente são muito fantasiosos rsrsrs... Experimentamos isso todos os dias, principalmente na hora de dormir quando são mais intensos. Agora que você (que não sabia) já sabe o que é devaneio vamos a dica.

A dica é muito simples e eficiente

>Deite-se para dormir normalmente em qualquer posição.

>Aguarde alguns minutos (Vária de pessoa pra pessoa)

>Quando começar a ter pensamentos vagos (devaneios), passe a considerá-los como sonhos. Sim isso mesmo, Considere esses pensamentos aleatórios já como sonhos.

>Assim que sua mente cair em um desses devaneios faça 3 coisas:

1-Questione
2-Diga que é um sonho
3-Identifique onde você realmente está

Exemplo 1

Você se deitou para dormir, e de repente surgiu em sua mente imagens de você andando na sua escola.

1-Questione: "O que estou fazendo aqui?" ou "O que é isso?" ou "O que está acontecendo aqui?"
2-Diga que é um sonho: "Isso é um sonho."
3-Identifique onde você realmente está: "Nesse exato momento eu estou deitado na minha cama."

Exemplo 2

Você começou a imaginar que está andando em uma rua de sua infância, vê amigos, vê sua antiga casa, enfim, você está lá visualizando o cenário novamente.

Questione: " Que estranho, o que estou fazendo aqui? O que isso? Minha antiga casa? Não pode ser." (Você pode inventar seus próprios questionamentos, a ideia é essa.)

Diga que é um Sonho: "Ah!... já sei, isso é um sonho." (Diga que é um sonho mesmo que sejam apenas pensamentos, isso é importantíssimo!)

Identifique onde você realmente está: "Não posso está de volta na minha infância, eu estou aqui deitado na minha cama!"


>Faça isso todas as vezes que cair em devaneios (Vai acontecer várias vezes antes de você pegar no sono).

>Então, quando você pegar no sono e começar a sonhar, sua mente vai com muita facilidade notar a estranheza do sonho. E você ficará lúcido.

Eu já consegui induzir um sonho lúcido a partir dos devaneios, pode acontecer também. Já entrei lúcido no sonho.

Obs: Nunca precisei de reality checks nessa dica, mas se quiser usar fica a critério de cada um.

Espero que tenham gostado. Se for utilizar a dica, vá postando os resultados e dúvidas aqui mesmo. Bons Sonhos a todos!

(Edição acrescentada dia 24/04/2014)

Olá pessoal, que bom que gostaram da dica. Para aqueles que tiverem dificuldades em identificar os devaneios segue um pequeno acréscimo ao post.

Na hora em que estamos quase pegando no sono é normal acontecerem devaneios. Mas algumas pessoas podem sentir dificuldade em identificá-los. Seja devido ao sono intenso ou porque não conseguem mesmo. Pois bem, se isso acontece com você faça o seguinte:

Quando for dormir, ao invés de esperar pelos devaneios, comece a imaginar um cenário qualquer a sua escolha. Pode ser inventado ou alguma memória, como por exemplo a casa da sua infância, o colégio em que você estudou, uma viagem que você fez, enfim comece a imaginar um cenário qualquer em que você esteja nele vendo as coisas em primeira pessoa (Vendo o cenário pelos seus próprios olhos, e não vendo a si mesmo no cenário).

Agora que você imaginou fica fácil, siga normalmente a dica seguindo os passos 1, 2 e 3 já citados. Você terá bons resultados do mesmo jeito.

Mesmo que você não consiga imaginar um cenário, qualquer pensamento vai permitir normalmente a indução.

Ok pessoal, então é isso. Sucesso a todos!

DeepSky para o Fórum de Sonhos Lúcidos


Última edição por DeepSky em Qui Abr 24, 2014 12:18 am, editado 1 vez(es)
Ilium
Ilium
Mensagens : 1
Pontos : 3747
Honra : 0
Data de inscrição : 22/01/2014
Idade : 27
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue4 / 9994 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Ter Abr 22, 2014 10:32 am
Gostei e achei a explicação bem simples e objetiva =) . Já aconteceu de, durante um WBTB eu ficar tão confuso que já não sabia o que era sonho e o que era pensamento, ou de acordar sem saber o que eu sonhei e o que eu simplesmente imaginei. Com certeza vou tentar esse método.
Forsit
Forsit
Mensagens : 114
Pontos : 3875
Honra : 33
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 25
Localização : Via Láctea
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qua Abr 23, 2014 8:01 am
Legal, mas nunca consigo identificar meus devaneios quando estou quase dormindo.
Os únicos que eu me lembro de identificar são de pessoas que eu conheço falando alguma coisa sem sentido, tipo "Eu gosto de limão com jabuticaba". Normalmente isso não acontece em nenhum cenário específico, só penso no rosto da pessoa falando alguma coisa que talvez ela já tenha dito, e na maioria das vezes que tem um cenário, é a escuridão.
Uma vez eu percebi que estava tendo vários "devaneios" assim e acabei acordando com os olhos fechados, depois disso comecei a rir e conversar comigo mesmo em minha própria mente, que é um defeito meu - às vezes eu durmo duas horas mais tarde porque fico pensando no que fazer no próximo dia, conversando comigo mesmo, e achando que vou dormir se eu ficar imaginando uma história na minha cabeça (o que não acontece porque eu fico muito concentrado na história).
avatar
Convidado
Convidado

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qua Abr 23, 2014 10:09 am
Muito bom. Irei testar durante um tempo depois aqui eu digo os resultados. ^^
avatar
Convidado
Convidado

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qua Abr 23, 2014 11:16 am
Muito bom DeepSky 
DeepSky
DeepSky
Mensagens : 46
Pontos : 3911
Honra : 25
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 38
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qua Abr 23, 2014 11:34 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Forsit escreveu:Legal, mas nunca consigo identificar meus devaneios quando estou quase dormindo.
Os únicos que eu me lembro de identificar são de pessoas que eu conheço falando alguma coisa sem sentido, tipo "Eu gosto de limão com jabuticaba". Normalmente isso não acontece em nenhum cenário específico, só penso no rosto da pessoa falando alguma coisa que talvez ela já tenha dito, e na maioria das vezes que tem um cenário, é a escuridão.
Uma vez eu percebi que estava tendo vários "devaneios" assim e acabei acordando com os olhos fechados, depois disso comecei a rir e conversar comigo mesmo em minha própria mente, que é um defeito meu - às vezes eu durmo duas horas mais tarde porque fico pensando no que fazer no próximo dia, conversando comigo mesmo, e achando que vou dormir se eu ficar imaginando uma história na minha cabeça (o que não acontece porque eu fico muito concentrado na história).

Pois é Forsit, algumas pessoas tem essa dificuldade. Mas mesmo não tendo um cenário no devaneio, ainda sim é possível fazer a indução. Basta ao invés de questionar: "O que estou fazendo aqui?" você questionar da seguinte maneira: " O que é isso?".

Agora, se você não conseguir por algum motivo identificar os devaneios, você pode imaginar um cenário qualquer e seguir os 3 passos normalmente. Já experimentei e deu certo do mesmo jeito. A única diferença é que nesse caso você pode cair numa paralisia mais facilmente. Sucesso aí
DeepSky
DeepSky
Mensagens : 46
Pontos : 3911
Honra : 25
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 38
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qui Abr 24, 2014 12:22 am
Pessoal, fiz um pequeno acréscimo no post pra galera que sentir dificuldades em identificar os devaneios. Dá uma lida lá, está no final do post. Também acrescentei mais um exemplo de aplicação da dica (mais explicativo). Está logo depois do Exemplo 1. Sucesso!
Killer
Killer
Mensagens : 851
Pontos : 5403
Honra : 347
Data de inscrição : 25/02/2013
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qui Abr 24, 2014 5:58 pm
Cara, bem interessante, tentarei hj... pode ser feita no inicio da noite ou é pra fazer de madrugada após algumas horas de sono? Estar muito sonolento dificulta a aplicação dela?
DeepSky
DeepSky
Mensagens : 46
Pontos : 3911
Honra : 25
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 38
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qui Abr 24, 2014 11:35 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Sim pode ser feita no início da noite. O fato de estar muito sonolento produz devaneios mais rapidamente. Porém, você pode facilmente dormir sem ter tempo de fazer o questionamento. Então, se estiver com muito sono, atenção redobrada. Sucesso!
avatar
Convidado
Convidado

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Sex Abr 25, 2014 11:35 am
Consegui! Mas foi bem rápido(Muito rápido).

Eu parei atrás da minha casa, mas só que eu fiz o reality check das mãos e de alguma forma me convenci que o certo era pra ser 6 dedos. Parece que entrei em conflito com o meu sub e acabei ficando alerta.


Meio difícil. Vou ver se consigo.
Killer
Killer
Mensagens : 851
Pontos : 5403
Honra : 347
Data de inscrição : 25/02/2013
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Sex Abr 25, 2014 1:14 pm
Valeu brother! certo
Frog
Frog
Mensagens : 69
Pontos : 3817
Honra : 5
Data de inscrição : 14/02/2014
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue50 / 99950 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue600 / 999600 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Sáb Abr 26, 2014 8:21 am
bem interessante obrigado merece uma tentativa valeu  certo 
EmersonPawoski
EmersonPawoski
Mensagens : 1241
Pontos : 6443
Honra : 679
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 29
Localização : Morretes/ PR
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
http://naturezaevolutiva.blogspot.com.br/

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Sáb Abr 26, 2014 1:42 pm
Ótima dica DeepSky, parece ser bem simples e efetiva. Tentarei ou hoje ou amanhã. Obrigado por compartilhar. Abraços.
DeepSky
DeepSky
Mensagens : 46
Pontos : 3911
Honra : 25
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 38
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Sáb Abr 26, 2014 11:16 pm
Que bom que já teve resultados Dellary. Pena ter sido tão rápido. Da próxima vez faça os exercícios de prolongamento. A dica não é difícil não em vista das principais wild, vild, tholey, cat, etc... Tente de novo. Sucesso!
DeepSky
DeepSky
Mensagens : 46
Pontos : 3911
Honra : 25
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 38
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Simplificando O Devaneio em 7 passos

Qua maio 21, 2014 12:38 am
Bom, pra galera que achou um pouco difícil minha dica, aqui vai uma simplificação.

Devaneio é quando a mente se dispersa em pensamentos vagos. Acontece sempre antes de pegar no sono. Você está deitado e do nada começa a pensar que está na beira do rio pescando num lugar desconhecido, ou qualquer outra circunstância que sua mente inventar rsrsrs. Daí você volta a si e percebe que era só um devaneio... É mais ou menos isso aí, acho que deu pra pegar a ideia, não é?

Podemos entender o devaneio como um pré-sonho.

Vamos aos 7 passos simples:

1 - Deite-se e vá dormir normalmente

2 - Aguarde alguns minutos deitado sem fazer nada

3 - Você começará (sem querer) a ter devaneios antes de pegar no sono

4 - Quando surgir um devaneio, apenas diga para si mesmo "isso é um sonho" e abra os olhos

5 - Repita o passo 4 todas as vezes que surgir um devaneio

6 - Faça um reality check todas as vezes que abrir os olhos

7 - Você terá um sonho lúcido com certeza

O que acontece nessa dica é que acostumamos nosso cérebro a acordar todas as vezes que notar a estranheza do devaneio. Depois de despertar algumas vezes do devaneio o cérebro acaba te levando a um falso despertar, só isso. Nem sempre acontece o falso despertar, porque nesse caso você acaba despertando a consciência em pleno sonho.

Então é isso pessoal, testem a vontade e relatem aqui suas experiências! Bons sonhos...


Última edição por DeepSky em Qua maio 21, 2014 11:32 pm, editado 1 vez(es)
Licantropo
Licantropo
Mensagens : 402
Pontos : 4376
Honra : 173
Data de inscrição : 08/01/2014
Idade : 28
Localização : Mar da Confusão - Limite entre o Mundo Particular dos Sonhos, e o Multiverso
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue11 / 99911 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue179 / 999179 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qua maio 21, 2014 2:24 am
Tentarei fazer isso agora, aproveitar que já estou indo dormir para testar.
Licantropo
Licantropo
Mensagens : 402
Pontos : 4376
Honra : 173
Data de inscrição : 08/01/2014
Idade : 28
Localização : Mar da Confusão - Limite entre o Mundo Particular dos Sonhos, e o Multiverso
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue11 / 99911 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue179 / 999179 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qua maio 21, 2014 4:01 pm
Muito bom mesmo, tinha hora que mesmo de olho fechado, eu achava que tinha abertos os olhos pra fazer reality check, mas quase que deu resultado, porque eu fui anta demais e não percebi que era sonho mesmo com um velho dizendo em alto e bom som que eu estava sonhando.
avatar
Convidado
Convidado

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qua maio 21, 2014 5:35 pm
Putz, agora que me lembrei. Eu disse que iria testar esse método, e até hoje não testei. Foi mal, Deep! Se eu me lembrar hoje, eu tento. E parabéns pelo ótimo tópico. ^^
Maycon Mr.x
Maycon Mr.x
Mensagens : 299
Pontos : 4280
Honra : 90
Data de inscrição : 03/10/2013
Idade : 27
Localização : pernambuco
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue26 / 99926 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue29 / 99929 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Sex maio 23, 2014 12:41 am
uhuuu partiu tentar isso XD, preciso ter outro sonho "censurado".
ArthurAngelo
ArthurAngelo
Mensagens : 11
Pontos : 3843
Honra : 4
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 24
Localização : Belo Horizonte
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue10 / 99910 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue999 / 999999 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qua Jun 25, 2014 12:39 am
Esse seu método parece muito bom vou tentar essa noite .

Também, será que eu posso tentar fazer isso durante o dia porque também tenho esses devaneios as vezes quando estou entediado na escola ,assim seria um tipo de RC.

Obrigado por compartilhar.
avatar
Reizen Endler
Mensagens : 1005
Pontos : 5806
Honra : 749
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 34
Localização : São Paulo/Santo André
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qui Jul 03, 2014 1:03 am
Lendo seu método lembrei-me do livro "Escola de viagens fora do corpo", pois durante a separação e aplicação dos exercicíos nossa consciência tende a flutuar e atingir certos lapsos onde ocorrem esses flashbacks de imagens, alguns chegam a tornar-se até mesmo fragmentos de sonhos, independente das explicações o resultado final é o mesmo, de qualquer forma só para complementar pode ser usado também técnicas de separação ao invés do diálogo interno como por exemplo movimentos imaginaveis, fantasmas etc.

É semelhante ao método de contagem de Laberge e uma derivação de WILD/Tholey/MILD etc com certeza! Porém ainda sim fica aí a dica para aqueles que buscam uma forma alternativa de induzir a lucidez.

Fundi os dois tópicos sobre o método e coloquei os dois dentro da guia de dicas, também fiz algumas correções gramaticais e alterei sua descrição, grato pela compreensão certo
FerramentaDarkus
FerramentaDarkus
Mensagens : 87
Pontos : 4122
Honra : 21
Data de inscrição : 30/12/2013
Idade : 24
Localização : Ilha da Rainha da Morte
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue6 / 9996 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue17 / 99917 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qui Jul 03, 2014 1:41 am
Gostei da técnica! Vou testar junto com o WBTB!
Já usei algo parecido algumas vezes.
O único problema comigo é que eu costumo perder o sono depois de sair de um devaneio, ou acabo caindo em devaneio e esquecendo de fazer o questionamento.
daydreamer
daydreamer
Mensagens : 112
Pontos : 3229
Honra : 50
Data de inscrição : 20/11/2015
Localização : Espírito Santo
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Qua Dez 09, 2015 10:07 pm
Esses devaneios acontecem comigo com mais força quando estou no ônibus indo para a faculdade, depois das 18h. Os pensamentos acabam tendo vida própria e seguem sozinhos, as vezes volto a mim no final do percurso e tento mas não consigo me lembrar o que estava na minha mente naquele momento, mesmo eu tendo a sensação que estava vendo/pensando em algo.
avatar
Pizoli
Mensagens : 1
Pontos : 3039
Honra : 0
Data de inscrição : 31/12/2015
Sonhos Lúcidos :
O Devaneio Left_bar_bleue9 / 9999 / 999O Devaneio Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Devaneio Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Devaneio Right_bar_bleue

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Sex Jan 01, 2016 9:55 pm
oq eu n entendi é q quando agente fazer o teste pra ver se é sonho vai ter uma hora q vai ser um sonho?
Conteúdo patrocinado

O Devaneio Empty Re: O Devaneio

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos