Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

MMR (Mental Map Recall)

+6
Luna Aislin
WILLIAM Dinho
Niro
dodeger
VictorDreams
zoth00
10 participantes
Ir para baixo
zoth00
zoth00
Mensagens : 65
Pontos : 4451
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 33
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty MMR (Mental Map Recall)

Sex Ago 17, 2012 8:27 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
MMR - Mental Map Recall

MMR (Mental Map Recall) Wakingup
Quando acordamos, normalmente após ou a meio de um ciclo REM, somos assolados por várias memórias. Elas representam fragmentos de um sonho (ou sonhos) que tivemos ao longo da noite, mas especialmente, nas últimas fases REM. Tentamos rapidamente formar o puzzle e ordenar uma história com todos aqueles fragmentos mas infelizmente, não é assim que o nosso cérebro funciona. Ele não processa a informação de forma sequencial mas antes dispara em várias direcções, através de pontes e redes neuronais, e acedendo a memórias de maneira caótica e desorganizada. Isto tanto se aplica a quando tentamos recordar-nos de algo enquanto completamente despertos, como quando acabamos de acordar.

Ora e onde isto se encaixa no dream recall?

O Dream Recall pode ser divido em 3 etapas:

1. Recolha de Memória (onde nos recordamos de fragmentos e imagens)
2. Organização de Memória (onde situamos esses fragmentos e tentamos formar uma narrativa coerente)
3. Anotação de Memória (ou Dream Journalling)

Muitos sonhadores lúcidos tem apenas um objectivo: acordar, e dirigir-se o mais rápido possível para seu caderno de sonhos ou notebook e apontar o mais número de detalhes que lhes vêem à cabeça, tentando formar uma história coerente à medida que escrevem o mais rapidamente sobre o sonho que tiveram. Ora isto pode resultar para alguns, mas pode tornar o dream report incoerente e desorganizado, e mesmo ser prejudicial para a sua dream recall por 2 razões:

- Os sonhos são prolíferos em transições de cenário. O que isto significa é que nem sempre é fácil ao sonhador determinar se determinar memória pertence ao mesmo sonho ou a outro sonho, e anotar tudo junto pode resultar numa incoerência onírica que prejudica o exercício de descrição dos acontecimentos dos nossos sonhos, destruindo assim a coerência da narrativa do sonho.

- Estudos apontam claramente para o facto de que o nosso cérebro se tende a lembrar das primeiras e das últimas memórias mais facilmente relativamente a um (ou mais) eventos. Tomemos como exemplo na sala de aula, lembramo-nos melhor o tema inicial apresentado pelo professor e por fim as suas palavras finais (o resumo de ideias, ou pior, o trabalho de casa :lol: ) Expor sequencialmente a narrativa sequencial de um sonho é produtivo se quisermos melhor vivenciar a experiência e a história, mas isso só se refere ao ponto 3 (da Anotação da memória ou do Dream Journalling como referi previamente).

Não devemos de modo algum assumir que só pelo facto de os sonhos terem um carácter de narrativa volátil que a melhor maneira de os recordar é efectuar dream recall de modo sequencial, ou mesmo reaccionário (que apesar de ter resultados um pouco melhores, ainda assim não resolve bloqueios mentais na recordação dos eventos).

Os Mapas Mentais: Um modelo universal de organização de ideias


Os mapas mentais são um sistema organizacional para tomar notas criado por Tony Buzan. Servem vários propósitos como:

- Apresentar ideias de forma clara e simples
- Simplificar conceitos
- Definir Objectivos
- Melhorar e organizar (a) memória(s)

MMR (Mental Map Recall) Tony-Buzan
Tony Buzan, o inventor do Mapas Mentais, e famoso autor de diversas obras sobre a memória e a inteligência

A razão pela qual os Mapas Mentais são um sistema tão eficaz é porque eles funcionam do mesmo modo que o cérebro: disparam simultaneamente e espontaneamente em várias direcções, fazem conexões constantes, e ramificam-se continuamente. Devido à sua eficácia, são correntemente usados por agências governamentais, sistemas educativos, e mesmo àreas empresariais.

Mas chega desta conversa: o meu objectivo é partilhar como estabeleci a técnica da MMR (Mental Map Recall)

Como efectuar um Mapa Mental para Dream Recall?


A ideia primária é definir uma imagem, ou uma expressão que defina o vosso sonho. No caso de terem vários sonhos dentro da mente, podem colocar algo como "SONHO 17/8/12". Este elemento deverá ser colocado no centro de uma folha branca e de preferência branca, pois o objectivo vai sai expandi-la o mais que puderem piscar

Agora vem a parte mais simples: simplesmente peguem nos fragmentos que vos vêm à cabeça e começar a ramificar o vosso ponto inicial, como se fosse um mapa de uma cidade. Para cada elemento significativo (como o aparecimento de um dream character, uma acção radical, ou uma transição de cenário) escrevem ao longo da linha com palavras sugestivas e pouco comuns: quanto mais estranhas mais fácil será aceder à memória.
O objectivo é formar uma rede de ideias (ou neste caso de memórias) de maneira rápida e eficiente, mas sem terem de estar presos a uma sequência. Aqui apresento-vos o meu primeiro modelo de MMR:

MMR (Mental Map Recall) Mm1001
O objectivo não é perceberem o que escrevi, mas apenas perceberem como fui expondo os fragmentos do meu sonho de maneira livre e conectada, de forma a poder relacionar todos os eventos a uma narrativa que posteriormente coloquei de forma escrita no meu jornal dos sonhos muito feliz

Algumas dicas do próprio Tony Buzan, expostas no livro Um cérebro sempre Jovem:

- Utilizem canetas ou lápis de cores diferentes e vivas para tornar o vosso mapa mental visualmente mais estimulante;
- Desenhem linhas curvas em oposição a linha rectas, pois o cérebro acha-as mais apelativas;
- O intuito é ir preenchendo o "mapa" de maneira relaxada e rápida, e não de forma sequencial e sistemática;
- Por fim (esta dica é minha muito feliz ), sejam espontâneos tal como no dream recall: se não se lembrarem do aspecto de um determinado cenário ou da pessoa que estava num sitio não se prendam: avancem para outro fragmento de memória. Um mapa mental é um brain-storming de ideias, nãp uma listagem de conceitos. Tornem o processo mais agradável possível e os resultados vão ser cada vez melhores, como se estivessem a embelezar um quadro! :flower:

Vantagens do MMR para o Dream Recall


Se ainda se lembram, o Dream Recall está divivido em 3 etapas:

1. Recolha de Memória (onde nos recordamos de fragmentos e imagens)
2. Organização de Memória (onde situamos esses fragmentos e tentamos formar uma narrativa coerente)
3. Anotação de Memória (ou Dream Journalling)[/center]

Graças ao método MMR que vos apresento aqui, a Dream recall e a anotação dos sonhos já não tem de ser aquele processo que (quase) toda a gente acha enfadonho e trabalhoso, e onde descarregamos os contentores de memórias num papel (ou seja onde for) a toda a pressa, e no final acabamos a tentar fazer sentido e dar estrutura a todo o conteúdo de modo a formar uma narrativa coerente.

Afinal de contas, os sonhos são maravilhosas experiências muitas vezes indescritíveis, porque torná-los meros ditados de aventuras passadas?
MMR (Mental Map Recall) Img0257k


Última edição por zoth00 em Sáb Ago 18, 2012 7:19 am, editado 1 vez(es)

Beyonder gosta desta mensagem

VictorDreams
VictorDreams
Mensagens : 30
Pontos : 4287
Honra : 0
Data de inscrição : 09/08/2012
Localização : Fortaleza
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Sáb Ago 18, 2012 12:34 am
Tutorial muito bem feito, Parabens!
dodeger
dodeger
Mensagens : 79
Pontos : 4382
Honra : 4
Data de inscrição : 24/07/2012
Localização : Bahia
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Dom Ago 19, 2012 10:22 pm
cara nem vou ler agora!! è muito grande e eu estou com sono AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA até bocejando ja estou.
Indo dormir
Niro
Niro
Mensagens : 197
Pontos : 4641
Honra : 144
Data de inscrição : 26/05/2012
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Sex Ago 31, 2012 4:18 pm
Cara! Muito interessante. vou experimentar. Estou sempre procurando idéias novas, isso parece "atiçar" a ocorrência de mais Sls.
Como sempre durmo acompanhado, e não quero parecer "estranho" ou "maluco" pra minha esposa; Que nem imagina o que é sonho lúcido. Me adaptei a me obrigar a recordar os sonhos sem anotar. quando acordo depois de cada sonho, vejo e revejo mentalmente o sonho várias vezes, até que consiga resgatar todos os fragmentos faltantes. Consigo memorizar uns 3 sonhos por noite, usando uma "palavra chave" para cada um. De manhã anoto no celular as palavras chaves, e a tarde quando tiver tempo, se tiver! eu os passo para a agenda.
Valeu!
zoth00
zoth00
Mensagens : 65
Pontos : 4451
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 33
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Sáb Set 01, 2012 6:23 pm
Niro escreveu:Cara! Muito interessante. vou experimentar. Estou sempre procurando idéias novas, isso parece "atiçar" a ocorrência de mais Sls.
Como sempre durmo acompanhado, e não quero parecer "estranho" ou "maluco" pra minha esposa; Que nem imagina o que é sonho lúcido. Me adaptei a me obrigar a recordar os sonhos sem anotar. quando acordo depois de cada sonho, vejo e revejo mentalmente o sonho várias vezes, até que consiga resgatar todos os fragmentos faltantes. Consigo memorizar uns 3 sonhos por noite, usando uma "palavra chave" para cada um. De manhã anoto no celular as palavras chaves, e a tarde quando tiver tempo, se tiver! eu os passo para a agenda.
Valeu!

Obrigado feliz

Sabe, essa é uma situação muito interessante (apesar de certamente não invulgar) no tema dos sonhos lúcidos a nível prático. Como fazer recall, escolher a hora de acordar para WBTB, etc, quando dormimos acompanhados?

Bem, sempre dormi sozinho (e o meu jeito com mulheres diz-me que não vou partilhar a minha cama durante os próximos anos ahahahah xD) mas posso lhe dar algumas dicas:

Em vez de palavras chaves, dê titulos aos seus sonhos. Por exemplo, "Cenouras gigantes atrás do robinhood". Estudos provam que expressões/frases engraçadas, estranhas, ou até em formto de "rimas" possuem maiores probabilidades de serem lembradas. Portanto considere pegar nos seus fragmentos dos sonhos, formar uma narrativa, e depois dar-lhe um titulo. Vai ver que se torna ainda mais dificil esquecer a história piscar

Se isto não resulta, simples: use o método de locci. É umas das técnicas mais poderosas de memória que o homem descobriu até hoje. Aqui está o link. Boa sorte!
avatar
Convidado
Convidado

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Ter Dez 10, 2013 11:05 pm
MMR é tao legal!e eficiente! feliz 
WILLIAM Dinho
WILLIAM Dinho
Mensagens : 2
Pontos : 3285
Honra : 0
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 30
Localização : Curitiba/PARANÁ
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
http://amorfegratidao.webnode.com/

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Ter Mar 24, 2015 1:39 am
viva
Parabéns a todos que colaboram ajudando vcs são demias vlw
Luna Aislin
Luna Aislin
Mensagens : 96
Pontos : 3560
Honra : 18
Data de inscrição : 28/09/2014
Idade : 28
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue1 / 9991 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue160 / 999160 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Ter maio 05, 2015 7:58 pm
Esse exercício e algo bem divertido de se fazer alem de ser uma grande ajuda!
eduarducido
eduarducido
Mensagens : 62
Pontos : 3927
Honra : 19
Data de inscrição : 08/09/2013
Idade : 25
Localização : foz do iguaçu /Parana
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue57 / 99957 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue503 / 999503 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Ter Abr 26, 2016 1:02 pm
Cara incrível cada vez mais procuro mais técnicas e técnicas , enquanto junto varias e crio a prefeita pra mim . Vou tentar afotar alguns conceitos desta ai , Valeu
avatar
Hooster21
Mensagens : 26
Pontos : 3283
Honra : 7
Data de inscrição : 02/05/2015
Idade : 33
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue45 / 99945 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue78 / 99978 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Qui Jul 06, 2017 9:33 am
OLOKO TIO

Nunca tinha imaginado que alguém ia aplicar logística aqui no fórum (claro, além dos adms)
Parabéns onironauta vou testar esse método.
Tabarisco
Tabarisco
Mensagens : 389
Pontos : 3200
Honra : 49
Data de inscrição : 09/10/2016
Localização : SP,Brasil
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue2 / 9992 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Ter Jul 11, 2017 5:35 pm
agora que to dando uma estudadinha em pnl, vim pra esse topico denovo e to pensando em fazer um mapa mental pra DR mesmo como o topico diz, mas nao sei se vai ficar bom...
Dyego Taler
Dyego Taler
Mensagens : 6
Pontos : 2436
Honra : 0
Data de inscrição : 26/07/2017
Sonhos Lúcidos :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
MMR (Mental Map Recall) Left_bar_bleue0 / 9990 / 999MMR (Mental Map Recall) Right_bar_bleue

MMR (Mental Map Recall) Empty Isso Serve?

Sex Jul 28, 2017 3:40 pm
Eu fiz esse mapa com meus sonhos antigos!
Tem algum programa no qual eu possa fazer linhas coloridas?
(Fiz um melhor por um programa, mas está em PDF...)
Tópicos, no qual apenas 1 sub-tópico se encaixe a um tópico?

( Foi a primeira tentativa, tá cheio dos erros de português. ; -; )

MMR (Mental Map Recall) Pgo0dx10
Conteúdo patrocinado

MMR (Mental Map Recall) Empty Re: MMR (Mental Map Recall)

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos