Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Ir para baixo
avatar
Convidado
Convidado

Percepção e Sentidos Empty Percepção e Sentidos

Qua Jan 15, 2014 6:26 pm
Esses dias eu estava com dificuldade de pegar no sono e me veio uma coisa na cabeça, uma pessoa cega de nascença tem sonhos? Se sim, ela é capaz de ver enquanto esta sonhando? Mesmo que ela não veja nada em seus sonhos como na vida real. E se de alguma forma ela conseguisse perceber que está sonhando (sonho lúcido) e desejasse poder enxergar, como será que ela veria o mundo?
Mas esse não é o ponto, isso tudo me levou a questionar: se tudo o que sabemos do mundo nos é transmitido através dos sentidos, será que nós temos sentidos suficientes para nos mostrar tudo o que realmente há no mundo? Por exemplo, quando você olha para seu quarto será que o que você vê é realmente tudo o que há ali? Ou tem algo mais ali e você não possui um sentido para captar aquilo? Será que somos como os cegos de nascença? Porém ao invés da visão, nos falta um outro sentido? E da mesma maneira que eu me perguntei como o cego veria o mundo caso desejasse vê-lo, o que aconteceria se nós desejássemos ter esse sentido que nos falta em um sonho lúcido, o que aconteceria?


OBS: Não sei bem se deveria ter postado isso aqui, mas qualquer administrador pode se sentir a vontade e mover o tópico para onde achar melhor. certo
EmersonPawoski
EmersonPawoski
Mensagens : 1241
Pontos : 6453
Honra : 679
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 29
Localização : Morretes/ PR
Sonhos Lúcidos :
Percepção e Sentidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Percepção e Sentidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Percepção e Sentidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Percepção e Sentidos Right_bar_bleue
http://naturezaevolutiva.blogspot.com.br/

Percepção e Sentidos Empty Re: Percepção e Sentidos

Qua Jan 15, 2014 8:13 pm
Questão bem levantada Ceifeiro. Muito bom mesmo.
Há uns tempos eu queria muito descobrir alguma teoria que unisse todas as forças universais (gravidade, electromagnetismo, força forte e fraca, uma vez que a gravidade parece estranhamente mais fraca) junto as partículas elementares. Eis que a solução me veio das dimensões.
Peguei aquelas réguas redondas/ transferidor que tem os graus e tracei pontos no O e 180 para determinar comprimento, tanto de valor positivo como negativo quanto ao centro da régua. O 90 e 270 representavam então a altura.
Percepção e Sentidos Transferidor-360-graus-8312-2

Bom, o por que disso? Quando montamos um gráfico de movimento obliquo criamos o mesmo formato. x é o comprimento, y é altura e z é largura. Imaginei mais ou menos que todas as direções podem ser atingidas ou expandidas em 360 graus. E notei o seguinte. Para uma dimensão teríamos 2 direções: direita e esquerda. Duas dimensões 4 direções: acima direita, acima esquerda, baixo direita e baixo esquerda. 3 dimensões 8 direções: acima direta frente, acima direita atrás, acima esquerda frente... E assim segue-se.
Percepção e Sentidos 300px-Cartesian-coordinate-system.svg

Vemos que largura surge entre comprimento e altura, logo a quarta dimensão surgia entre comprimento e largura e entre altura e largura. Teríamos agora 16 traços. Vemos aqui uma progressão: 1:2, 2:4, 3:8, 4:16, 5:32, 6:64, 7:128:, 8: 256... Epa isso também é função exponencial. 2 elevado 0:1, 2 elevado 1:2, 2 elevado 2:4... E nota-se que quando chega na 8 dimensão o próximo valor seria muito alto para comportar o número de graus, então talvez, muito no talvez, seja daí que a matéria existe. As partículas precisam se unir para fazer valer essa regra e ficarem "completas".
Certo mas e quanto a percepção? É fácil visualizar que há muito espaço entre 0 graus (comprimento), 45 graus (largura) e 90 graus (altura). Mas quanto a quarta dimensão o espaço ao qual a matéria pode expandir ou ser direciona é menor e talvez aí entre a força da gravidade, como a criadora da forma das coisas que vemos após comprimir essas ramificações de além da terceira dimensão. Esse poder obviamente só é parado pela ação das outras forças universais tal como electromagnetismo. O que dá características a átomos? Elétrons e o que difere os elétrons de nosso nariz dos elétrons do ar? Nada, só muda a quantidade em cada átomo. O mundo inteiro nessa perspectiva é percepção, mas, seria nosso cérebro capaz de lidar ou seria importante perceber outras coisas do ambiente ou mesmo ver a quarta dimensão? Aparentemente não. Crescemos e controlamos o mundo sem isso. A tamarutaca consegue enxergar muito mais que nós, contudo, ela não nos é superior.
Percepção e Sentidos Tamarutaca_ee63331a740ecea671734d54d93f4933_tamarutaca

A tamarutaca perde de 10 a 0 para os humanos. Talvez, eu acho, é só uma hipótese. Nós já vivamos na quarta dimensão, quinta e etc, mas "escolhemos" não percebê-las, até porque já são amassadas pela gravidade. Há casos de pessoas que chegam em casa para procurar chaves e não encontram, mesmo elas estarem na frente das mesmas. Talvez nos falte algum sentido, contudo, não sei seria interessante para nossos cérebros essa percepção. Também acho uma pena.

Bom quanto a ver além do comum em sonho lúcido, é possível. Sei lá eu meio que acredito em quase tudo. Quando olhamos um morro lá longe vemos apenas uma linha horizontal, ao nos aproximarmos, já vemos sua altura, seu cume... Mais próximos ainda vemos as sombras projetadas pelas encostas e vales e então temos a noção de profundidade. Acho que se em sonho nos aproximássemos muito dum objeto, conseguiríamos ver algo mais. O que? Não tenho a mínima ideia. Isso tudo é cientificamente...

Eu, por mim, acredito que nos falta um sentido porque ainda não somos merecedores. Que devamos evoluir quanto ao amor e espiritualmente para ter esse conhecimento. O homem é muito agressivo e na certa faria coisas erradas com isso. Eu, por mim, acho que é um tipo de bloqueio que impede que seres como nós estraguem as coisas. Quanto aos cegos tem umas pesquisas sobre isso...
http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/como-os-cegos-de-nascenca-sonham,108cc4bdea737310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

Abraços.
zoth00
zoth00
Mensagens : 65
Pontos : 4500
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 33
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
Percepção e Sentidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Percepção e Sentidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Percepção e Sentidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Percepção e Sentidos Right_bar_bleue

Percepção e Sentidos Empty Re: Percepção e Sentidos

Qua Jan 15, 2014 8:27 pm
Uma pessoa cega de nascença sonha sem componente visual. Os sonhos dela são compostos por outros sentidos, mas elas continuam a sonhar. E claro uma pessoa que fica cega a dado momento da vida ainda pode ver nos seus sonhos. A questão é que o cego de nascença, mesmo ficando lúcido, não poderia enxergar: os sonhos utilizam os mesmo mecanismos cerebrais que quando você está acordado, isto é a mesma razão pela qual você não pode "criar" cores novas num sonho.
Outro aspeto fascinante sobre pessoas cegas e sono é que os seus olhos não são inúteis só porque você é cego: os seus mecanismos de sono, como o seu ritmo circardiano, são influenciados por estímulos luminosos que não requerem visão para funcionar. É por esta razão que os médicos nunca tendem a remover os olhos de um cego a não ser por um motivo extremo: ao remover os olhos de uma pessoa, você acaba a causar-lhe sérios danos a nível de sono, porque a pessoa perde a capacidade de regular o seu ciclo circadiano baseado na luz.

Mas esse não é o ponto, isso tudo me levou a questionar: se tudo o que sabemos do mundo nos é transmitido através dos sentidos, será que nós temos sentidos suficientes para nos mostrar tudo o que realmente há no mundo? Por exemplo, quando você olha para seu quarto será que o que você vê é realmente tudo o que há ali? Ou tem algo mais ali e você não possui um sentido para captar aquilo?


Claro que não podemos absorber toda a informação sensorial :)Não podemos captar cor para além do espectro visível, não podemos ouvir sons demasiado baixos ou altos, vemos terrivelmente mal na escuridão, bem como muitas outras tarefas, e isso não é algo que muda no sonho (infelizmente). A questão que você se tem de lembrar é que nós temos conhecimento de muitas coisas que não conseguimos percecionar. Outra coisas, como a matéria negra, ainda não fomos capazes de compreender a ponto de as conseguir "observar". E claro, para as invenções mais misteriosas, como algo invísivel, as leias da física nos ajudam a perceber se algo poderia estar a ocorrer ou não sem que nos conseguissemos percecionar piscar

PS: também convém lembrar que na realidade não possuimos 5 sentidos....mas dezenas de diferentes sentidos que simplesmente não são tão conhecidos como estes mais populares feliz
avatar
Convidado
Convidado

Percepção e Sentidos Empty Re: Percepção e Sentidos

Qui Jan 16, 2014 12:10 am
Obrigado zoth00. muito feliz
Gostei muito da sua resposta, muito completa como sempre, sua teoria sobre as dimensões é bem interessante, me lembrou um documentário que assisti uma vez (não lembro o nome) que eles tinham uma teoria parecida com sua.
No documentário eles tinha como base a sombra, se a sombra (2D) é a projeção de objetos tridimensionais (3D) talvez o nosso plano seja uma projeção de um plano superior (4D) que por sua vez é uma projeção da 5 dimensão e assim por diante. Baseado num cubo e como a sombra dele se projeta eles tentaram fazer no computador como o cubo se pareceria na 4 dimensão. Bem legal, se você ainda não viu procure no YouTube eu assisti lá, qualquer coisa eu procuro d depois te envio por mp.
Sobre os outros sentidos humanos, matéria negra e tal... Eu já tinha conhecimento sobre isso sim, inclusive recentemente descobriram o bóson de higgs, e é o seu campo que atribui massa as partículas, eu acho que isso pode ser começo para compreender a matéria escura.

Eu entendi o que você quis dizer e eu concordo com você, mas o que eu queria propor é experimentar um sentido novo nos sonhos algo totalmente diferente de poder enxergar outras dimensões ou escutar as vibrações do universo por exemplo, porque ai você ainda estaria usando o sentido da visão e da audição, o que eu queria propor é tentar experimentar algo totalmente diferente do que conhecemos, algo que não possamos dizer que vimos, que ouvimos, que tocamos ou degustamos, um sentido novo que não haja nem uma palavra para descrever o que experimentamos. Você me entende? Será que isso é possível?
Obrigado por responder. muito feliz
Conteúdo patrocinado

Percepção e Sentidos Empty Re: Percepção e Sentidos

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos