Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Ir para baixo
FerramentaDarkus
FerramentaDarkus
Mensagens : 87
Pontos : 4121
Honra : 21
Data de inscrição : 30/12/2013
Idade : 24
Localização : Ilha da Rainha da Morte
Sonhos Lúcidos :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue6 / 9996 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue17 / 99917 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue

Estágios REM e NREM Empty Estágios REM e NREM

Sáb Jan 11, 2014 3:31 am
Olá a todos! O que vim falar hoje é algo que tem acontecido comigo há dias! Basicamente eu durmo, tenho um sonho e, do nada, acordo, olho as horas e vejo que passou-se apenas duas horas. Isso me deixa perplexo pois, até onde sei, para atingir o estado REM, é preciso dormir por no mínimo cinco horas.
Antes que digam que pode ser falso despertar, eu faço reality checks para ter certeza e realmente eu atingi o estado REM após 2 horas de sono.
Gostaria de saber se isso é normal, se mais gente aí passa por isso, se tem alguma coisa errada comigo, se isso tem algum risco e se, a partir disso, eu posso usar técnicas como MILD, SSILD e WBTB após míseras duas horas de sono para ter mais sonhos lúcidos durante a noite!
Obrigado a quem souber responder! Agradeço desde já!
zoth00
zoth00
Mensagens : 65
Pontos : 4489
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 33
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue

Estágios REM e NREM Empty Re: Estágios REM e NREM

Sáb Jan 11, 2014 8:28 am
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
FerramentaDarkus escreveu: Isso me deixa perplexo pois, até onde sei, para atingir o estado REM, é preciso dormir por no mínimo cinco horas.

O nosso sono está dividido em ciclos que variam entre 70 a 120 minutos. Quando você vai dormir, você inicia este padrão, e continua ao longo da noite até acordar por completo. Você passa por REM portanto pelo menos a cada hora e meia, e não "depois de dormir no minimo cinco horas". Pode ver aqui uma representação do padrão de sono:

Estágios REM e NREM Sleep_cycle_REM_8_hour_graph

Como pode ver pelo gráfico, uma das particularidades de REM é que a sua duração varia ao longo da noite. Na primeira parte da noite, você é acometido por maioritariamente sono N-REM, mas ainda assim passa por REM (no primeiro ciclo 10-15 minutos, no segundo 15-20 por exemplo). Ao longo da noite, após o seu equilibrio fisiológico determinar que o corpo passou por sono N-REM suficiente, você começa a passar por longos periodos de REM, que ocorrem cada vez mais cedo e tomam cada vez mais tempo de cada ciclo de sono. Fazendo as contas de modo geral, isto determina que em 8 horas você passa por 2-3horas de REM, isto variando com muitos outros factores como se o indivíduo está em REM rebound, a qualidade do sono, etc etc.

Para além disto, note-se que é não é tão simples assim de adivinhar em que fase do sono você estava quando acordou, mesmo que conheça as características fisiológicas de cada fase. Isto porque sonhos não ocorrem meramente na fase REM, e mesmo apesar de N-REM e REM sonhos possuirem caracteristicas diferentes, uma parte deles são indistinguíveis, ou seja, você não poderia dizer se o sonho que teve era de N-REM ou de REM a não ser com um EEG para identificar a fase do sono.

PS: não é aconselhável efetuar WBTB antes de 4.5-6horas de sono. Isto porque antes desse período, a sua quimica cerebral ainda é característica de sono N-REM, por isso não só você iria ter maiores dificuldades em efetuar WILD (ia ficar mais tempo à espera), mas também (e isto é algo que muitos sonhadores lúcidos não sabem), se você se sujeitar a fontes luminosas nessa altura, você vai na realidade atrasar o seu ritmo circadiano, e isso prejudica não só as suas chances de fazer um WILD, mas o seu próprio ritmo de sono.
JOSH
JOSH
Mensagens : 365
Pontos : 4280
Honra : 100
Data de inscrição : 18/12/2013
Idade : 27
Localização : ES
Sonhos Lúcidos :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue35 / 99935 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue62 / 99962 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue

Estágios REM e NREM Empty Re: Estágios REM e NREM

Sáb Jan 11, 2014 12:15 pm
Zoth00
Gostei muita da sua explicação, sou novo aqui no forum mas tenho frequentado diariamente o forum e não tenho visto muito você por aqui mas quando vejo percebo que você estuda bastante sobre o assunto.
gostaria de ver você mas por aqui apesar de ser novato.
E Obrigado acredito que essa informação vai ajudar muita gente
FerramentaDarkus
FerramentaDarkus
Mensagens : 87
Pontos : 4121
Honra : 21
Data de inscrição : 30/12/2013
Idade : 24
Localização : Ilha da Rainha da Morte
Sonhos Lúcidos :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue6 / 9996 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue17 / 99917 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue

Estágios REM e NREM Empty Re: Estágios REM e NREM

Sáb Jan 11, 2014 2:09 pm
Muito obrigado pela informação, zoth00! Já estava preocupado achando que tinha algo de errado comigo! Com certeza vai ajudar muita gente que também tem essa dúvida.
avatar
Reizen Endler
Mensagens : 1005
Pontos : 5805
Honra : 749
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 34
Localização : São Paulo/Santo André
Sonhos Lúcidos :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue

Estágios REM e NREM Empty Re: Estágios REM e NREM

Dom Jan 12, 2014 5:39 pm
Só completando uma informação que eu considero indispensável que é referente a qualidade de sono, no caso para aqueles que costuma dormir durante a tarde e ultrapassam a meia horinha de cochilo isso com certeza irá afetar os ciclos de sono NREM e REM quando for dormir atrasando ou avançando o estados consecutivamente.
Outro fator importante é o horário de costume ao dormir, pois para aqueles que costumam dormir no mesmo horário de rotina sempre terá uma sono regular já para aqueles que dormem em vários horários diferentes sempre terão alterações nos estágios da mesma forma.

Eu trabalho em rodizio de horários e estou acostumado a dormir em vários horários, algo interessante que gostaria de mencionar também é que se durmo uma ou duas horinhas durante a tarde consigo anteceder os ciclos de REM e consecutivamente ter sonhos mais vividos, além disso a facilidade em aumentar o nível de consciência aumenta drasticamente tornando possível ter sonhos lúcidos mais cedo. Tive dois essa semana dessa forma. certo
zoth00
zoth00
Mensagens : 65
Pontos : 4489
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 33
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue

Estágios REM e NREM Empty Re: Estágios REM e NREM

Dom Jan 12, 2014 6:42 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Outro fator importante é o horário de costume ao dormir, pois para aqueles que costumam dormir no mesmo horário de rotina sempre terá uma sono regular já para aqueles que dormem em vários horários diferentes sempre terão alterações nos estágios da mesma forma.

É, eu também trabalho em rodízio, e é mesmo do pior para sonhos lúcidos. O fato de estar constantemente a alterar horas de ir para a cama e levantar dificulta imenso, mas como disse, sestas a meio do dia são uma ótima ferramenta. Há pessoas que tem aquele horário de sono especial que dormem 3-4 horas à noite e depois fazem várias sestas de 20minutos. Não sei quão saudável é, mas o fato é que elas conseguem fazer WILD a qualquer hora do dia o0
Coruja
Coruja
Mensagens : 205
Pontos : 4804
Honra : 91
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 49
Sonhos Lúcidos :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Estágios REM e NREM Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Estágios REM e NREM Right_bar_bleue
http://www.sonhoslucidos.com

Estágios REM e NREM Empty Re: Estágios REM e NREM

Qua Jan 29, 2014 9:25 pm
Excelente Zoth00 ! Acho sempre impressionante a quantidade de REM que temos numa boa noite de sono  pesadelo 
Conteúdo patrocinado

Estágios REM e NREM Empty Re: Estágios REM e NREM

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos