Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

WILD - Zombie Way

+4
Daniel C
Morfeu
Cibernétika
zombie
8 participantes
Ir para baixo
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty WILD - Zombie Way

Qui Abr 05, 2012 3:15 am
Recentemente uns amigos me pediram uma descrição sobre como conseguir um WILD e eu escrevi o texto abaixo pra eles. Já estava tb devendo faz muito tempo um artigo sobre WILD pra comunidade do orkut, mas como esse fórum tem um formato mais organizado (e com o qual eu me identifico) vou postar aqui mesmo. Mesmo pq acredito que boa parte dos regulares de lá frequentarão aqui. Escrevi de uma "vezada" só e praticamente não alterei o original (preguiça :twisted: ), então se por descuido deixei algum detalhe importante de fora perguntem e eu respondo assim que vir a dúvida.

Bem, vamos lá então, vou tentar fazer um resumão de como funciona um WILD na minha opinião. É um processo simples, mas cheio de nuances. Pra cada uma das nuances e pequenos impecilhos existem técnicas específicas pra contornar problemas ou facilitar o processo. Não vou entrar em todos os possíveis detalhes e subtemas, se não o post vai ficar muito grande e bem menos compreensível (do jeito que está já vai ficar enorme :silent: ).

Existem vários métodos pra induzir um WILD, mas, embora sejam bem diferentes um dos outros, aos poucos vc começa a notar uma estrutura que se repete. Infelizmente a maioria das técnicas que vc encontra te instruem a fazer uma receita de bolo, e não deixam claro qual o objetivo de cada "ingrediente" dessa receita e os porquês de cada passo. Sempre fui uma pessoa lógica e gosto de entender o motivo das coisas, então com o tempo fui desconstruindo aos poucos a experiência na minha mente. Vou fazer um mix e explicar principalmente a estrutura genérica dos passos, vou tentar não me perder demais em pormenores dispensáveis, ao mesmo tempo que digo coisas específicas que funcionam pra mim ou que podem ajudar alguém sem experiência (testar o que funciona melhor com vc é fundamental).

Eu vou dividir o WILD em 5 passos distintos, deixando claro que isso não é uma divisão oficial e universalmente aceita é apenas a minha forma de entender a experiência. Essa lista de passos foi feita por mim, com ajuda claro de pesquisa de materiais alheios salteados, então qualquer discordância que vcs acharem quanto a quantidade de passos ou nomeclantura/objetivos paciência. Enfim, basicamente uma boa técnica de WILD, na minha opinião, precisa ter: 1- WBTB, 2- Relaxamento corporal, 3- Uso de uma Âncora, 4- Relaxamento mental e 5- Acelerador de separação.

WBTB

Como já deve ser sabido pela maioria, essa técnica consiste em dormir por algumas horas, acordar por alguns minutos e depois voltar pra cama. Nas primeiras horas da noite as fases REM (sono com sonhos) são curtas e muito espaçadas, por isso qualquer indução feita nesse período será muito difícil e instável. Então o ideal é dormir de 4 a 6 horas (aos poucos vc vai encontrando seu optimal point) e ficar fora da cama por alguns minutos. Ao voltar a dormir vc vai voltar diretamente em sono REM e seus sonhos vão ser mais profundos e durar mais.

O quanto vc precisa ficar acordado varia de uma pessoa pra outra. Mas o objetivo é vc ficar acordado o suficiente pra não estar sonolento demais (se não vc vai perder a consciência durante a indução), e nem alerta demais (se não vc vai ter dificuldade pra dormir). Nem precisa dizer que esse período é muito pessoal, mas em geral não deve ser preciso mais do que 15 ou 20 min (pra alguns bem menos).

Vale lembrar tb que dormir no meio do dia pode facilitar a indução, especialmente se vc estiver sonolento e não tiver dormido mais do que 8 horas durante a noite. Nesses cochilos obviamente não é necessário usar WBTB.

Relaxamento corporal

Agora que vc já passou alguns minutos acordado e voltou pra cama, o próximo passo é ficar o mais relaxado possível. Existem técnicas de relaxamento aos montes na net pra vc aprender, mas basicamente o que vc precisa é se colocar confortável e intensificar ao máximo esse conforto.

Deixando claro que esse passo não é indispensánvel, é apenas um facilitador. Em outras palavras vc pode pular, mas vai ser mais difícil ter sucesso. Especialmente sendo novato. Quanto mais experiente vc se torna, mais vc pode pular partes chatas e apressar passos já masterizados. No começo paciência e disciplina contam mais.

Eu recomendo usar um método de relaxamento em que vc flexiona de leve e relaxa os músculos, uma grupo de cada vez. O relaxamento muscular acontece bem rápido fazendo isso. Uma outra excelente é uma em que vc aos poucos foca na sensação do peso do seu corpo, isso vai intensificando a sensação e gera conforto. Mas enfim, não vou entrar em detalhes sobre como técnicas de relaxamento funcionam pq isso já é outro assunto e tem muito material por aí sobre isso.

Depois de já relaxado evite ao máximo se mover, imobilidade é essencial. Só não deixe que essa imobilidade se torne motivo de tensão. Tipo se vc tiver uma vontade leve e ignorável de se coçar, então ignore e deixe pra lá (esse é o ideal). Mas se vc não for capaz de deixar pra lá, então se coce e continue relaxado. Antes se mover e voltar pra o relaxamento, do que ficar imóvel, mas incomodado e tenso.

Uso de uma Âncora

Agora que vc já está relaxado vc vai precisar de uma "âncora". O que é isso? É alguma coisa em que vc consegue manter a mente focada enquanto relaxa e adormece. E diferente do passo anterior a âncora é indispensável. Toda técnica de WILD, "projeção astral", ou qualquer outro nome que vc encontre por aí, possui uma. Estejam os criadores e praticantes da técnica cientes disso ou não.

Os tipos de âncora podem variar muito. Pode ser algum som externo, sua respiração, batimentos cardíacos, visualisões, mentalizações, desconforto, e centenas de outras coisas. E âncoras são pessoais, por isso é um trabalho de tentativa e erro encontrar qual é ideal pra vc.

Pra facilitar o trabalho, de quem quer encontrar uma, ajuda saber o que é que vc está procurando. Basicamente o trabalho da âncora é manter a sua consciência focada em algo bem levemente. Não pode ser tão levemente que vc deixe de perceber aquilo que vc está focando e nem tão focada a ponto de te manter acordado. Se vc usa uma âncora algumas vezes e acaba ficando inconsciente isso significa que sua âncora é "leve" demais, e, por outro lado, se vc passa 1 hora em claro focado na âncora sem conseguir relaxar ou dormir isso signfica que sua âncora é "pesada" demais. Em ambos o casos vc precisa se adaptar, trocando sua âncora por outra ou mudando sua atitude mental em relação aquela que vc já usa.

Uma que funciona bem pra mim, entre outras, é focar em algum leve desconforto (que eu mesmo crio, tipo colocar a mão debaixo do corpo). A vantagem dessa do desconforto é que não exige esforço mental (tipo ficar contando o algo assim) e é quase impossível deixar de notá-la por mais relaxado e sonolento que eu esteja. Mas isso aí é bem pessoal... Pra muitos, desconforto em qualquer nível, é pesado demais e não funciona. Mentalizar movimento tb é outra que funciona pra mim e foi uma das primeiras que eu aprendi a usar, sendo que nem sabia o que uma âncora era na época.

Relaxamento mental

Esse aqui, embora eu considere um passo a parte, ocorre simultâneamente com o uso da âncora. O objetivo é simples: Dormir. Vc vai entrar estado de sonho lúcido, devido a interação desses dois passos. Ou seja, manter a consciência alerta (âncora) enquanto adormece (relaxamento mental).

Se vc fez os passos anteriores corretamente vc vai estar levemente sonolento e perto das fases REM de maior duração, seus músculos já estarão relaxados, seu corpo confortável e sua consciência focada de forma leve e casual na sua âncora. Então agora vc só precisa adormecer, afinal de contas não dá pra sonhar lúcido estando acordado.

Nessa fase eu gosto de utilizar um dos chamados Sleep Starters. Existem vários, mas aquele ao qual eu me refiro consiste em simular a forma que vc respira enquanto dorme. Se vc não tem uma gravação de vc mesmo dormindo, o que é perfeitamente normal feliz , então preste atenção a próxima vez que alguém estiver dormindo perto de vc e aprenda a ritmar a sua respiração do mesmo jeito. Usar isso não é obrigatório é apenas um macetinho pra dormir mais fácil, e tb tem o bônus de dar um empurrão no seu sistema interno pra "ligar" a paralisia do sono.

Nota importante: Não pense sobre sonhos lúcidos, WILD, paralasia do sono, etc durante a indução. Criar expectativa e ficar pensando no que vc vai fazer quando já estiver no sonho, ficar pensando se falta muito, e coisas assim, vão tornar o seu objetivo impossível de alcançar. Se quiser pensar sobre isso pense durante o dia. Tem todo uma explicação evolutiva sobre pq um predador imóvel não dorme enquanto espera que algo aconteça, mas nem vou elaborar. O importante é NÃO PENSE, APENAS DURMA.

No momento da indução a única coisa que deve existir na sua mente é o momento presente e o máximo de relaxamento possível, e bem ao fundo na sua consciência estará a presença suave da sua âncora. Sempre percebida, porém sem que seja dada a ela muita importância. Dormir, no fim das contas, é o passo mais importante do processo.

Acelerador de separação

O momento de usar isso é quando vc já está em paralisia, ou pelo menos perto disso. Difícil explicar quando é o momento certo, é um feeling que vc pega com o tempo. Basicamente vc vai sentir uma sensação de peso, conforto excessivo, dormência, formigamento, vibração, ou, as vezes, uma espécie de chiado. Ou então simplesmente espere até estar em uma paralisia completa, mas essa é uma sensação que nem todo mundo conhece, se for seu caso a única solução é experiência.

Uma vez que alguma das coisas acima aconteça, o que vc vai fazer é intensificar as sensações de sonho. Existem várias formas de fazer isso, sendo que todas tem como objetivo usar um, ou mais, dos seus sentidos como base. Algumas técnicas sugerem visualizações, tipo imaginar que está escalando uma corda, afundando na cama, ou até coisas mais abstratas envolvendo luzes e cores, outras focam na intensificação de sons (imaginários), etc. Todas são válidas e eficazes, sendo importante encontrar o que funciona bem pra vc.

A minha favorita, e aquela que considero mais simples, consiste em intensificar as sensações táteis do corpo de sonho sem mover o corpo real. O que vc deve fazer e isso é impossível de ensinar só se aprende fazendo, é mover o seu corpo de sonho sem fazer força com seu corpo real (tensionar os músculos na realidade te fará acordar). Essa distinção de movimentos é uma sensação bem específica que vc aprende a conhecer. E o ideal é começar com movimentos pequenos e suaves, a não ser que vc esteja em uma PS já bem profunda. Tipo comece mexendo o braço de sonho, sem mexer o braço real, e aos poucos vá aumentando os movimentos até sentir firmeza no que está fazendo e então comece a se mover de forma mais livre, se afaste do local e não se preocupe mais com a realidade. Isso agiliza a sobreposição do sonho e te insere nele mais depressa e 100% lúcido.

Vale lembrar que esse é outro passo que não é essencial, mas torna tudo mais fácil e rápido. Se vc não quiser se dar ao trabalho de "acelerar", simplesmente continue relaxando. Vc vai passar direto pela paralisia (talvez sem nem perceber) e depois poderá ir se deixando adormecer aos poucos. Se vc fizer certo eventualmente vc vai se perceber em um ambiente de sonho já formado. Mas fique ciente de que sem usar o "acelerador" vai levar um tempo bem mais longo pra concluir a indução, o que aumenta o risco de vc estragar tudo (por medo, falta de paciência, ansiedade, etc).

Outra dica, que vale a pena implementar, é logo que vc sentir um dos sinais de aproximação da paralisia (sensação de peso, conforto excessivo, dormência, etc) utilizar um Sleep Trigger. Eu gosto de usar um em que vc move os olhos (fechados) pra cima e pra baixo, em movimentos curtos e rápidos. Isso faz com que a paralisia se complete mais depressa e te deixa no ponto pra mudança de "fase". Não sei explicar o porquê disso funcionar. Suponho que é pq durante o sono REM seus olhos fazem movimento rápidos similares a esses, inclusive esses movimentos são o motivo da sigla REM.

Conclusão

Parece ultra complicado descrevendo assim, mas na verdade tudo isso acontece bem rápido. Numa indução minha explicada de forma mais concisa, eu faço o WBTB (as vezes sem querer, tipo acordando por acaso no meio da noite), deito confortavelmente, foco uma âncora e relaxo pra dormir (Sleep Starter da respiração pra ajudar). Só isso já é suficiente pra entrar em SL direto algumas vezes, mas caso eu entre em um princípio de paralisia, uso o Sleep Trigger (movimento dos olhos) e depois acelero a "separação" estimulando o o corpo de sonho. E isso é tudo.

Pra quem tem paralisia do sono de forma acidental, dá próxima vez que acontecer, basta usar os passos 4 e 5. Relaxar pra dormir e acelerar a separação. Já pra quem precisa induzir tudo do princípio, o mais difícil é sair da estaca zero, depois que vc começa a ter progresso e pegar o feeling das etapas a coisa vai fluindo aos poucos.

De qualquer maneira, pra quem não tem disciplina mental ou paciência pra lidar com as sutilezas desse tipo de indução, recomendo dar uma pesquisada, aqui mesmo no site, a respeito de DILD (MILD, Tholey, etc). É bem fácil praticar os exercícios que essas ténicas pedem, e são todos feitos durante o dia quando vc está plenamente acordado. A desvantagem é que usando essas técnicas os sonhos lúcidos são ramdômicos e ocasionais, mas é bem provável que praticando um pouquinho diariamente rola pelo menos um SL em menos de um mês.

Eu mesmo tendo preferência natural por WILD (devido as minhas paralisias do sono), as vezes faço uns reality checks aleatórios e pratico um pouco de MILD antes de dormir. Isso gera alguns SLs inesperados o que sempre é bem vindo.

Boa sorte na induções e bons sonhos a todos. piscar


Cibernétika
Cibernétika
Mensagens : 23
Pontos : 4402
Honra : 1
Data de inscrição : 31/03/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Qui Abr 05, 2012 4:58 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Parabéns pelo guia Zombie! :cheers:  É sua especialidade?
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Qui Abr 05, 2012 8:21 pm
Não cliquem em citar, nesse primeiro texto, na hora de responder. Se não vai zoar o layout todo. :pale:


Última edição por zombie em Qui Abr 05, 2012 8:23 pm, editado 1 vez(es)
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Qui Abr 05, 2012 8:22 pm
Cibernétika escreveu:
Parabéns pelo guia Zombie! :cheers: É sua especialidade?

Sim é o método principal que eu uso já há anos, sempre tive PS então foi um caminho natural pra mim.

Tem uma galerinha aqui que já me conhece de outros fóruns. muito feliz
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Qui Abr 05, 2012 8:54 pm
Glauber escreveu:
Ótimo tutorial, Zombie! :cheers:

Poderia lista todos os Sleep Starters que conhece? :roll:

Tem um SS que consiste em parar os micromovimentos dos olhos. Todo tempo que vc está acordado seus olhos fazem pequenos movimentos a cada poucos segundos, é bem fácil notar isso, e esses movimentos ocorrem mesmo quando vc está de olhos fechados.

Pra fazer esses movimentos pararem vc gira os olhos em círculos algumas vezes, pra um lado, depois pra o outro e depois relaxa. Depois de fazer esse exercício algumas vezes fica mais fácil "relaxar" os olhos e isso te faz dormir mais rápido.

Tem tb um outro método chamado reverse blinking, em que vc faz suas pálpebras pesarem (semelhante a quando vc está com sono). Pra isso vc fica de olhos fechados e a cada poucos segundos vc abre e fecha eles rapidamente, como se estivesse piscando ao contrário (daí o nome do método). Depois de fazer isso por um tempinho, vc já começa a sentir que seus olhos abrem com mais dificuldade.

Nway nem me lembro de nenhum outro de cabeça, mas se interessar depois eu procuro algum material legal a respeito e posto aqui. O da respiração foi o que eu tive mais sucesso e o único que eu uso de fato, por isso recomendei apenas ele. Bom, por isso e tb pq como eu disse no começo, isso aí foi uma espécie de resumão. Se eu fosse tentar entrar nos minímos detalhes sobre cada uma das variações de técnicas disponíveis pra cada estágio o texto ia ficar extenso demais, pouco compreensível e provavelmente eu desistiria antes de terminar lingua .
Morfeu
Morfeu
Mensagens : 10
Pontos : 4398
Honra : 0
Data de inscrição : 31/03/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sex Abr 06, 2012 6:05 pm
:cheers: Parabéns pela contribuição zombie! Vou experimentar o lance dos olhos.
avatar
Convidad
Convidado

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sex Abr 06, 2012 8:03 pm
Vlw Zombie! Vou experimentar todos e depois digo qual serviu melhor pra mim.
Daniel C
Daniel C
Mensagens : 12
Pontos : 4399
Honra : 3
Data de inscrição : 06/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sex Abr 06, 2012 8:38 pm
Até hoje eu ja tive 2 sonhos lucidos, e com 2 semanas de pratica.O primeiro eu acordei na hora q percebi que tava sonhando. E no segundo eu acho que fiz um WBTB e um WILD ocasionalmente, pq eu ja entrei no sonho lucido pegando carona no ultimo sonho que ja havia tido. Eu voei um pouco sobre um lago imenso e observiei aquela realidade criada pelo meu cerebro, é muito foda a sensação. Ai começou a escurecer e eu acordei, mas tenho uma leve sensaçao que foi um falso despertar.

zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sáb Abr 07, 2012 2:11 am
Que bom que vcs curtiram. ^^

E aproveito a deixa pra parabenizar tb o Marlon pelo site, fiquei um tempo sem entrar e vi vários novos artigos muito bons. Além de o visual estar bem bonito! feliz
Daniel C
Daniel C
Mensagens : 12
Pontos : 4399
Honra : 3
Data de inscrição : 06/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sáb Abr 07, 2012 12:18 pm
Zombie, toda noite voce consegue fazer um WILD ? e voce ja tentou fazer durante o dia ?
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sáb Abr 07, 2012 7:19 pm
Toda noite não, sou meio preguiçoso com esse lance de WBTB e a rotina corrida não ajuda. Além disso tem vezes que a indução simplesmente não corre bem, vc pode estar com sono demais e "capotar" durante a indução ou com sono de menos e ter dificuldade pra relaxar o bastante. Geralmente essa segunda dá pra resolver com insistência nas técnicas de relaxamento, mas se a indução estiver demorando muito eu prefiro desencanar e tentar dormir normalmente (já fui bem pilhado em tentar a indução a todo custo, hoje em dia sou mais relax).

Mas pra tentar colocar em números mais específicos, diria que em média a cada 3 tentativas +- rola de concluir a indução facilmente (as vezes mais, as vezes menos). Isso sem contar as ocasiões em que eu acordo em paralisia, nessas o aproveitamento é de 100% (da paralisia pra o SL é só um passinho, depois de aprender não tem erro). E tem tb, claro, os SLs eventuais decorrentes da prática de reality checks,mas esses eu tenho bem raramente e não tem relação com WILD.

Acredito que se atingir umas 8-10 induções por mês já é uma marca alta. Dá pra tentar aumentar bem isso, mas seria preciso mais esforço do que eu estou disposto a fazer lingua .

E, por último, sim durante o dia é um momento excelente pra fazer induções, mas o ideal é não forçar. Tente apenas caso esteja sonolento, vai ser mais fácil e vc não vai se frustrar atoa.
Daniel C
Daniel C
Mensagens : 12
Pontos : 4399
Honra : 3
Data de inscrição : 06/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sáb Abr 07, 2012 7:27 pm
Acho que no meu segundo sonho lucido(que foi o ultimo) eu meio que fiz um wild, vou continuar tentando sempre que acordar no meio da noite (oq quase sempre acontece). Vlw pelas dicas
Smith
Smith
Mensagens : 63
Pontos : 4470
Honra : 17
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 29
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue15 / 99915 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue7 / 9997 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Seg Abr 09, 2012 7:56 pm
Excelente post, isso mesmo que eu estava procurando, o método wild bem explicadinho, vou tentar hj a noite mesmo, vlww, e bom sonhos a todos :cheers:
Daniel C
Daniel C
Mensagens : 12
Pontos : 4399
Honra : 3
Data de inscrição : 06/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Qua Abr 11, 2012 7:18 pm
Ta osso esse WILD. Mas nao vou desistir tao facil : ]. Apesar de ainda nao ter conseguido venho observando melhoras, uma hora eu chego lá!
avatar
Convidado
Convidado

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Seg Abr 16, 2012 10:30 am
acho que eu não tenho muita disposição para wild, mas de qualquer forma mais cedo ou mais tarde eu vou tentar. com relação a parte da paralisia como isso funciona? antes você diz que agente tem que focar numa âncora e depois pegar no sono, depois fica paralizado? como assim? oque faz eu ficar paralidado depois de pegar no sono? como funciona isso exatamente?
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Ter Abr 17, 2012 2:14 am
A paralisia é uma proteção natural que trava os movimentos do seu corpo durante as fases de sono com sonhos. Caso ela não existisse todo movimento que vc fizesse nos sonhos causaria efeito no seu corpo real, ou seja vc seria um sonâmbulo.

O objetivo de um WILD é se manter consciente durante o processo de adormecimento, e pra manter alguma consciência vc usa a âncora. Tentar manter a consciência plenamente ativa é impraticável, pq desse jeito vc não dorme. A âncora é então uma maneira de te manter focado de forma leve, consciente mas com o mínimo de atividade mental. Isso te permite adormecer.

Não sei se entendi a sua dúvida direito, mas é a união desses dois fatores que torna provável experimentar uma paralisia do sono. Ou seja de um lado vc tem a paralisia, pela qual vc passa toda noite sem se dar conta (inconsciente), e do outro vc tem um método que te permite ficar consciente durante o adormecimento. Daí o que acontece? Vc vai ter paralisia, como sempre tem, mas por estar consciente vc vai percebê-la antes de concluir a entrada em SL.

Não é obrigatório notar a paralisia, é possível entrar direto no sonho sem se dar conta dela. Isso não significa que a paralisia está ausente, simplesmente vc fez a transição pra o sonho tão rápido que não a notou. Mas imo contar com isso não é o ideal, quanto mais vc aprender a lidar com cada etapa da indução, mais controle vc adiquire sobre o processo.

Ao meu ver aprender a lidar com as nuances de uma PS (indução até ela e entrada no sonho a partir dela) deve ser o foco principal de quem quer aprender WILD. Eu dirira que é o coração do processo. Não só por ser uma porta de entrada eficaz e segura, mas pq as habilidades que vc adiquire em PS serão utéis tb no controle dos seus sonhos, estabilidade interna, auto-controle, etc.
avatar
Convidado
Convidado

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Ter Abr 17, 2012 8:11 am
ah, que ótimo, essa noite mesmo eu tento o wild, o difícil vai ser achar uma âncora nem muito leve nem muito pesada.
avatar
Convidad
Convidado

zombie - WILD - Zombie Way  Empty WILD

Qua Abr 18, 2012 4:24 pm
Todas as vezes que tentei o wild não funcionou acho q é minha âncora que ta muito pesada, pois fiz o relaxamento até ver tipo flashes de cameras em meu olhos(fechados) e tipo to com duvida se o ato de “engolir" quebra o relaxamento pois não consigo ficar sem “engolir" principalmente quando lembro disso. Vou dar uma persistida nesse método, gosto dele pois você tendo habilidade nele tem SL qual noite quiser.
avatar
Convidado
Convidado

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Qui Abr 19, 2012 8:36 am
ainda não tentei, toda vez eu esqueço, vou tentar hoje de madrugada, mas ainda estou procurando uma âncora perfeita, alguém tem uma sujestão? mesmo que não sirva para todo mundo, não custa nada tentar.


zombie - WILD - Zombie Way  Final-fantasy-the-spirits-within-2

"sonhos são a mais alta e profunda expressão da criatividade humana."
by: eu.
Zeti-Pevensie
Zeti-Pevensie
Mensagens : 125
Pontos : 4539
Honra : 26
Data de inscrição : 01/04/2012
Idade : 49
Localização : São José - Santa Catarina
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue1 / 9991 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sex Abr 27, 2012 6:44 pm
Olá zombie,

Bom saber que você tem experiência com isso. Me lembro que eu tive muitas experiências com PS antes mesmo de saber do que se tratava, a alguns anos. Porém tenho uma dúvida: o que fazer quando se encontrar durante o processo?

Li aqui que devemos forçar nossa consciência pro sonho quando nos encontrarmos em PS, procurar interagir nele. Mas não entendi muito bem como se "empurra a consciência".

Nesta minha última experiência com paralisia eu me vi no meu próprio quarto, imobilizada, e consegui me lembrar de movimentos que faço ao acordar, tipo erguer o corpo sentada na cama, colocar as pernas pra fora, ficar sentada na cama, e até cheguei a olhar pra uma estante cheia de livros que fica ao lado; tudo isso com o meu corpo onírico e estas lembranças vieram sem eu ter programado lembrá-las. Até aí tudo bem, só preciso sacar como prolongar isso. Mas minha grande dúvida foi que antes disso eu estava num escuro total e senti que eu estava como que pendurada pelas pernas. Logo detectei que era PS, mas nessa hora não sabia o que fazer. Não me ocorreu ideia alguma. Aí eu resolvi ficar calma e permanecer assim, e em seguida fui pra essa experiência de levantar da cama que falei antes, e não cheguei a ter SL. A PS é uma porta para a consciência, mas pode acontecer de ter-se consciência nesse processo também? Ou o episódio de eu ficar pendurada pelas pernas já foi o próprio SL? Estou aprendendo a identificar os eventos para entender o que acontece.

Abraço, e muito agradecida pelo Zombie Way! muito feliz

zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sáb Abr 28, 2012 12:03 am
Sim na PS vc tb está consciente, mas não dá pra considerar SL ainda. Não por falta de lucidez, mas pq vc não está sonhando 100%. Parte das percepções sensoriais ainda são, ou podem ser, reais.

É como se vc estivesse com um pé no sonho e outro na realidade.

E eu discordo um pouco desse conselho sobre "forçar a consciência" pra o sonho. É verdade que vc tem um papel a exercer aí, mas "fazer força" deve ser evitado a todo custo. É importante que tudo flua de forma natural e relaxada.

Relaxar é o ponto mais importante de um WILD, especialmente quando vc já está em PS. Basta se deixar levar e ir adormecendo, enquanto estimula bem de leve seus sentidos oníricos. Como eu disse ali no post inicial, eu gosto de estimular o tato e a propriocepção (movimentando as mãos). Mas vc pode usar qualquer outro sentido que funcionar bem pra vc, ou parecer mais ativo no momento (exemplo, se vc estiver tendo alucinações visuais acompanhe elas e se deixe envolver).

Da próxima vez, ao invés de se sentar rápido, parar pra adimirar o ambiente e perder a lucidez. Tente estimular de forma mais leve no começo pra estabilizar. Mova apenas a mão ou o braço por um tempo, depois vá fazendo movimentos mais longos e quando sentir que o movimento está bem estável e vívido role pra fora da cama (vc pode tb levantar normalmente, levitar, afundar, etc o jeito que funcionar pra vc) e se mantenha em movimento enquanto adimira o ambiente ao redor.

Não precisa ficar apressada e correndo de um lado pra o outro (lembre-se de relaxar), mas é bom se manter em movimento nos sonhos. Movimento tranquilo e constante estimula os sentidos, todos eles, e evita introspecção demais. Isso é principalmente importante nos primeiros segundos de um SL, devido a instabilidade inicial dos sonhos, mas é bom exercitar durante todo o SL. Garantia de experiências mais longas e bem aproveitadas.

Estímulo externo constante é uma das chaves principais pra SLs duradouros, se perder em pensamentos e diálogo interno enquanto fica no mesmo lugar é um convite pra acordar antes da hora. Lembre-se que nos sonhos as coisas ao seu redor não são reais, elas só existem enquanto vc lhes dá atenção. Se vc se voltar pra "dentro" de si mesma e parar de adimirar o sonho e seu conteúdo (cores, sons, superfícies, cheiros, etc) o ambiente tende a deixar de existir.


E que bom que vc gostou do OP. Essas técnicas eu fui recolhendo, testanto e peneirando durante bastante tempo. Até chegar nesse conjunto que, até o momento, é o que funciona melhor pra mim. Nway meio intrometido da minha parte colocar meu "nome" no método, nenhuma das técnicas aí foi criada por mim. Apenas experimentei muito e selecionei o que teve melhor resultado.

Abs e boas induções piscar


Zeti-Pevensie
Zeti-Pevensie
Mensagens : 125
Pontos : 4539
Honra : 26
Data de inscrição : 01/04/2012
Idade : 49
Localização : São José - Santa Catarina
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue1 / 9991 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Seg Abr 30, 2012 8:45 pm
Olá zombie,

Mais uma vez muitíssimo obrigada pelos conselhos. São preciosíssimos! E acho que já tive um pequeno progresso. Quando puder dê uma olhada no meu diário de sonhos lúcidos aqui no Fórum, onde destaco no link um relato em especial, após refletir sobre o que você me falou.

https://sonhoslucidos.forumeiros.com/t33p15-diario-de-todos-os-sonhos

O episódio com a PS foi bem pequeno, mas o que importa é que eu lembrei do que tinha de ser feito. E já vi que realmente não é algo fácil, e caiu bem nas suspeitas que eu andava tendo que, mais importante do que voar, mudar cenários e tals, é o se manter consciente por meio de "movimento contínuo e constante" como você falou. O resto vem de lambuja!

muito feliz
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Ter maio 01, 2012 2:21 am
Bem bacanas e detalhadas suas experiências, sinal de que a memória dos sonhos está em alta. feliz Mas quanto a essas suas dúvidas:

E o episódio da chuva me fez pensar o que seriam eventos que exigiriam tanto de mim a ponto de me fazer despertar. Abrir uma porta? Caminhar? Piscar? Me dirigir a alguém? Fazer parar de chover ou fazer chover? Mudar a cor do céu? Existem ações que exigem mais ou menos de nós? Entrar no espelho foi tranquilo, e por que tentar fazer parar de chover me fez despertar se eu estava tranquila?

Segue abaixo a tradução de um artigo bacaninha sobre isso que eu postei lá na comunidade de SLs no orkut. Dá uma lida que vai te ajudar a entender pq essas tentativas de impor sua vontade a força tornam os sonhos instáveis.

Link: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=57010&tid=5638071717737958573

Vc precisa, na medida do possível, estar convencida da realidade e materialidade do ambiente de sonho pra ele se manter (por isso é importante estimular os sentidos). Se vc ficar dizendo pra si mesma "vou mudar isso pq é só um sonho e eu que mando" isso reforça no seu incosciente a idéia de que sonhos são ilusões frageis e sem substância.

Nada mata um sonho tão facilmente quanto deixar de acreditar nele.

Smith
Smith
Mensagens : 63
Pontos : 4470
Honra : 17
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 29
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue15 / 99915 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue7 / 9997 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sáb maio 05, 2012 12:18 am
Dream Xplorer escreveu:Todas as vezes que tentei o wild não funcionou acho q é minha âncora que ta muito pesada, pois fiz o relaxamento até ver tipo flashes de cameras em meu olhos(fechados) e tipo to com duvida se o ato de “engolir" quebra o relaxamento pois não consigo ficar sem “engolir" principalmente quando lembro disso. Vou dar uma persistida nesse método, gosto dele pois você tendo habilidade nele tem SL qual noite quiser.

Estou com a mesma duvida, :/
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4447
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
zombie - WILD - Zombie Way  Left_bar_bleue0 / 9990 / 999zombie - WILD - Zombie Way  Right_bar_bleue

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Sáb maio 05, 2012 9:36 pm
Não tem muito problema engolir, desde que vcs não dêem importância ao ato.

Caso seja muito frequente, a ponto de incomodar mesmo, tentem mudar de posição ou mantenham a língua encostada no céu da boca.
Conteúdo patrocinado

zombie - WILD - Zombie Way  Empty Re: WILD - Zombie Way

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos