Conectar-se
Últimos assuntos
Os membros mais ativos do mês
3 Mensagens - 100%
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Compartilhe
Ir em baixo
Convidado
Convidado

Neurose, distúrbios psicológicos etc

em Ter Ago 14, 2012 11:12 am
olá amigos, criei esse tópico com o objetivo de nos aprofundarmos mais com relação as características dos sonhos em toda a sua aplicação inclusive excentricidade. neste caso este tópico serve para discutirmos se existe ou não diferença nos padrões de sonhos de pessoas que sofrem de disturbios neuróticos, especialmente a neurose obcessiva compulsiva, que é quando o indivíduo sofrem o a aparição de pensamentos e imagens na mente dele enquanto ele está acordade que ele costuma rejeitar. acredito que a personalidade de um indivíduo não é definida apenas por aquilo que ele tem inclinação, gosto ou maior preferência, mas também por aquilo da qual o indivíduo rejeita. é claro que o ato de rejeitar algo pode está vinculado a diversos tipos de influências alterações na personalidade etc, inclusive até mesmo o ato inconsciente de rejeitar características negativas que segundo Freud podem compor traços da personalidade do próprio indivíduo que a rejeita. nesse caso a neurose se manifesta segundo a teoria psicanalítica na tentativa de eliminar a incerteza daquilo que o indivíduo aprova ou não como fazendo parte do seu comportamento, esse desequilíbrio força o indivíduo a contemplar pensamentos e imagens que ele repudia gerando reações e pensamentos obcessivos e repetitivos de que ele não concorda e não aceita tais idéias, causando irritabilidade, ansiedade e transtornos comportamentais fisicamente visíveis. nesse caso poderia haver alguma diferença entre os sonhos de pessoas normais e indivíduos que sofrem de neurose? se alguém tiver contato com algum livro ou artigo que fale sobre esse tipo de assunto gostaria que postassem aqui, inclusive para lançarem suas próprias teorias também. não fiquem inibidos, postem alguma coisa aqui, mesmo que seja apenas pra dizer que não sabem a resposta, muito feliz.
avatar
Mensagens : 30
Pontos : 2402
Honra : 0
Data de inscrição : 09/08/2012
Localização : Fortaleza
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Neurose, distúrbios psicológicos etc

em Ter Ago 14, 2012 12:55 pm
Eu não sei a resposta! lol
Brincadeira ... tipo neurose é uma pessoa que não pensa no estado de vigília é isso que eu entendi??? neutro
avatar
Mensagens : 65
Pontos : 2566
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 28
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Neurose, distúrbios psicológicos etc

em Ter Ago 14, 2012 3:51 pm
VictorDreams escreveu:
tipo neurose é uma pessoa que não pensa no estado de vigília é isso que eu entendi??? neutro

Não sei o que andaste a ler, mas neurose não é um termo de psicofisiologia dos sonhos lingua Refere-se a um distúrbio mental, que apesar de criar tensão, não interfere com o pensamento racional e funcional da pessoa (ao contrário da psicose, essa sim sendo mais severa).

Dentro desta categoria, como o Amon se refere, inclui-se o OCD (Obcessive-Compulsive Disorder) ou comportamento obessessivo-compulsivo. O tratamento para o mesmo tem duas vias:

- A via farmacológica, com recurso tradicional a fármacos como prozac, e anafranil (citando os mais famosos) que variam por serem inibidores selectivos (ou não selectivos) da recaptação de serotonina (um neurotransmissor). A sua eficácia embora verificada em alguns casos, é geralmente insuficiente para o tratmento.
- A via da terapia comportamental, realizada por um técnico competentente como um psiquiatra, como por exemplo psicoterapia de orientação dinâmica ou cognitivo-comportamental, onde é realizado um trabalho específico com os sintomas/rituais (obessessivos e compulsivos) do paciente, de modo ao mesmo desensolver uma perspectiva onde possa quebrar o ciclo da recorrente ideia "se não fizer isto, isto poderá acontecer).

Isto claro falando em termos muito generalizados, os sintomas podem ser variados e o tratamento muito diferenciado. A angústia sentida pelo doente (que compreende que os as suas obessões não fazem sentido, mas mesmo assim lhe causam uma grande dose de ansiedade apenas diminuida pela prática das suas compulsões) pode ser extrema se não for tratada, e pode mesmo causar isolamento social e outros distúrbios mentais. Apesar de não existir uma causa genética para o OCD, existem vários factores que apontam para caracteristicas neuronais que podem explicar o aparecimento da neurose.

Indo ao ponto que te interessa, deparei-me com este estudo que te deverá satisfazer a dúvida: de acordo com o mesmo, não existem dados que apontem para uma diferença no conteúdos dos sonhos entre pessoas com OCD e pessoas normais, e os números neste estudo (podes ler o abstracto aqui) revelam correlações não-relevantes para os níveis de ansiedade perante o grupo de controlo e o grupo de doentes de OCD.


-Do not try and bend the spoon. That's impossible. Instead... only try to realize the truth.
-What truth?
There is no spoon.
avatar
Mensagens : 79
Pontos : 2497
Honra : 4
Data de inscrição : 24/07/2012
Localização : Bahia
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Neurose, distúrbios psicológicos etc

em Ter Ago 14, 2012 10:44 pm
Um super rialto
Convidado
Convidado

Re: Neurose, distúrbios psicológicos etc

em Qua Ago 15, 2012 7:27 am
ótima resposta zoth00. eu estava ciente dos aspectos gerais de disturbios neuróticos, ainda não li o link, mas muito em breve vou ler. como pretendo fazer universidade de psicologia antes de fazer ciencia da computação, tenho me dedicado a pesquisar sobre distúrbios psicológicos, psiquicos e da mente em geral, e daí veio a idéia de verificar se tais disturbios afetam o indivíduo apenas na vigília ou se eles se repetem enquanto ele dorme. a neurose obcessiva-compulsiva é curiosa pelo fato do indivíduo não conseguir organizar os seus pensamentos no sentido de filtrar oque ele quer pensar ou imaginar, freud tinha umas teorias interessantes, embora fuja do assunto de sonhos sempre vale a pena buscar alguma possível correlação. agradeço pelas respostas amigos, quem quizer postar mais fico grato.
Conteúdo patrocinado

Re: Neurose, distúrbios psicológicos etc

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum