Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Ir para baixo
Guilherme
Guilherme
Mensagens : 4
Pontos : 2736
Honra : 1
Data de inscrição : 28/09/2016
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qua Set 28, 2016 2:17 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Olá! Tudo bem?


A umas duas semanas tenho tido o habito de anotar os sonhos num caderno, mas com o tempo pra ser bem sincero me deu uma certa preguiça de escreve-los assim que acordo, em parte porque uso lentes de contato e o fato de forçar a vista pra escrever aumenta a preguiça (botar lentes de contato é um ritualzinho relativamente demorado).
Daí me veio a ideia de gravar em áudio no celular o diário dos sonhos, e me pergunto se tem a mesma eficacia... Alguém tem esse hábito e sabe dizer se funciona tão bem quanto? Tem aplicativos que traduzem áudio pra texto na hora (Awoken por exemplo), mas sai meio bagunçado e não é muito preciso.


Outra coisa (pra não criar varios tópicos) bem incomoda que está acontecendo nos sonhos é assim que percebo que eu estou dentro de um sonho, acordo automaticamente... Já aconteceu umas 3 vezes nos sonhos eu falar ou pensar "isso aqui é um sonho" e eu acordar em seguida... O que devo fazer??? perplexo


Obrigado desde já!
LucasDuarte
LucasDuarte
Mensagens : 138
Pontos : 2916
Honra : 45
Data de inscrição : 26/09/2016
Idade : 27
Localização : Franca-SP
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue4 / 9994 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue230 / 999230 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qua Set 28, 2016 2:48 pm
Boa tarde Guilherme tranquilo?
Em relação a gravar os sonhos lucidos creio eu que seja uma boa opção tambem até pela dificuldade com as lentes. Creio q o importante é vc usar o diario para se abituar com seus sonhos e assim consequentemente conseguir lucides com mais facilidade.
Guilherme
Guilherme
Mensagens : 4
Pontos : 2736
Honra : 1
Data de inscrição : 28/09/2016
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qui Set 29, 2016 12:37 am
Opa voltei!

Obrigado pela resposta! Vou fazer meu diário gravado mesmo e ver no que dá, se funcionar até posto aqui a experiencia.

Flw!
Andrelp
Andrelp
Mensagens : 351
Pontos : 3427
Honra : 110
Data de inscrição : 10/05/2016
Localização : RS
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue7 / 9997 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qui Set 29, 2016 8:52 am
Oi Guilherme,
Cara,sobre gravar os sonhos,você é a melhor pessoa pra decidir isso,o que for melhor pra você.Lembro que li no livro "Sonhos lúcidos" de Dylan Tuccillo que os sonhos reagem ao modo como tratamos eles,então se anotar faz você se sentir cansado e você não gosta de fazer isso,bem,talvez então funcione mesmo gravar.Eu costumo anotar no tablet DURANTE a noite,depois durante o dia eu passo pro diário.
Sobre os sonhos acabarem logo que você descobre que está sonhando,cara,comigo aconteceu várias vezes,várias mesmo,ainda acontece.O que percebi que ajuda é,jamais pense que vai acordar,faça alguma coisa o mais rápido possível,mas não com pressa.Isso mesmo,faça rápido mas não com pressa,sem contradição,não demore muito pra fazer algo mas sem aquele sentimento de tenho que fazer algo pra não acordar,porque assim você estaria pensando am acordar.Isso tem ajudado a mim,quem sabe lhe ajuda também.E outra coisa é usar técnicas para ancorar no sonho,esfregar as mãos,estalar os dedos,pressionar a língua no céu da boca,falar "estabilizar",mas você é quem tem que encontrar qual a melhor pra você.
Não sei muito ainda sobre sl,mas espero que tenha ajudado.
Guilherme
Guilherme
Mensagens : 4
Pontos : 2736
Honra : 1
Data de inscrição : 28/09/2016
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qui Set 29, 2016 5:57 pm
Andrelp escreveu:Oi Guilherme,
Cara,sobre gravar os sonhos,você é a melhor pessoa pra decidir isso,o que for melhor pra você.Lembro que li no livro "Sonhos lúcidos" de Dylan Tuccillo que os sonhos reagem ao modo como tratamos eles,então se anotar faz você se sentir cansado e você não gosta de fazer isso,bem,talvez então funcione mesmo gravar.Eu costumo anotar no tablet DURANTE a noite,depois durante o dia eu passo pro diário.
Sobre os sonhos acabarem logo que você descobre que está sonhando,cara,comigo aconteceu várias vezes,várias mesmo,ainda acontece.O que percebi que ajuda é,jamais pense que vai acordar,faça alguma coisa o mais rápido possível,mas não com pressa.Isso mesmo,faça rápido mas não com pressa,sem contradição,não demore muito pra fazer algo mas sem aquele sentimento de tenho que fazer algo pra não acordar,porque assim você estaria pensando am acordar.Isso tem ajudado a mim,quem sabe lhe ajuda também.E outra coisa é usar técnicas para ancorar no sonho,esfregar as mãos,estalar os dedos,pressionar a língua no céu da boca,falar "estabilizar",mas você é quem tem que encontrar qual a melhor pra você.
Não sei muito ainda sobre sl,mas espero que tenha ajudado.



Entendi, vou passar a fazer isso de gravar mesmo, com o tempo se funcionar posto aqui até pra servir de informação pra outras pessoas também!


Sobre o acordar, esqueci de comentar que não era nos SL (ou pelo menos não se tornavam lucidos porque eu acordava né...), isso acontecia quando eu não praticava em nada os sonhos lucidos, não fazia reality check, não fazia diário dos sonhos, técnicas tipo MILD, WILD, WBTB nem nada... Voltei a pratica essa semana e comentei isso mais a titulo de curiosidade, porque fico ansioso disso acontecer quando "sonhar lucido de verdade"

Vlw pelas respostas!
Hiriu
Hiriu
Mensagens : 646
Pontos : 4802
Honra : 312
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 35
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue38 / 99938 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue999 / 999999 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Sex Set 30, 2016 9:22 am
Vejo alguns problemas na gravação de relatos através de áudio ou vídeo. Um deles é a dificuldade de editá-los... Se lembrar outro detalhe do sonhos após gravar, então terá que gravar outra vez. Depois o problema é com a impressão ou armazenamento, o que, a meu ver, é melhor quando feito por via de texto. Não há como imprimir áudio ou vídeo. Escrever também não necessita de um microfone nem alto-falantes.
É claro que em áudio ou vídeo temos a possibilidade de transcrever... trabalho em dobro, porém é mais fácil gravar do que escrever a meu ver.

Quanto a questão de firmar a ideia de ter sonhos lúcidos, esta depende apenas do sujeito que escreve, grava ou filma. Se escrever ou ler algo mas isto não ter significado, não terá efeito pois o cérebro tente a apagar informações que consideramos "inúteis".
avatar
Convidado
Convidado

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Seg Mar 13, 2017 10:43 am
É realmente necessário fazer um diário dos sonhos? Quando acordo no meio da noite a única coisa que meu ser pede é: Volte a dormir imediatamente! Tenho certeza que não conseguirei anotar nada e quando acordo tenho que ir comer imediatamente também, se não desmaio sem glicose, se realmente isso for estritamente necessário, acabaram de me jogar um balde de água fria não triste e eu queria tanto ter um sonho lúcido.
Tabarisco
Tabarisco
Mensagens : 389
Pontos : 3200
Honra : 49
Data de inscrição : 09/10/2016
Localização : SP,Brasil
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue2 / 9992 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Seg Mar 13, 2017 11:42 pm
Em minha opiniao o melhor seria combinar os dois juntos.
No caso agora que tenho um celular estou usando um app para diario, escrever mas simplesmente como eu disse o melhor é combinar os dois, e ficar escrevendo demora entao melhor usar um gravador de voz ou ate mesmo o proprio "gravador" de voz que vem no teclado (pelo menos no da LG)
avatar
Convidado
Convidado

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Ter Mar 14, 2017 11:12 pm
Alguém ai tem sonhos lúcidos sem precisar anotar num diário? É possível isso? Todo lugar que leio sobre sonhos lúcidos fala de diário, mas não dá mesmo para eu fazer um e agora?
Andrelp
Andrelp
Mensagens : 351
Pontos : 3427
Honra : 110
Data de inscrição : 10/05/2016
Localização : RS
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue7 / 9997 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qua Mar 15, 2017 11:17 am
oi onírica,olha só,algumas pessoas tem sonhos lúcidos naturalmente sem precisar fazer muita coisa.Por exemplo,tenho um sobrinho que tem sl e não faz nada de especial,ele diz que simplesmente percebe quando há algo estranho e fica lúcido.Agora,pra quem não tem essa sorte,eu por exemplo,aí o diário é mesmo essencial.Li sua explicação ali na sua mensagem,talvez você tenha que acostumar a anotar pelo menos umas palavras chave quando acordar no meio da noite.Eu também levei um tempo pra me acostumar a fazer isso,mas hoje não tenho mais problema.Outra coisa,e peço desculpa se estou falando bobagem pois não entendo desse seu problema de saúde relacionado a glicose,mas há a possibilidade de deixar algo perto da cama pra que possa comer assim que acordar,como um doce por exemplo? Assim,não sei,só uma ideia,não sei se é simples assim.
Olha só,outra opção seria você se dedicar exclusivamente as técnicas descritas no livro "escola de viagens fora do corpo",não se engane achando que se trata de um livro que fala de coisas espirituais,não é nada disso.Vale muito a pena ler.

Grande Abraço onírica e não disista assim tão fácil,vamos mantendo contato e quem sabe podemos ajudar
Ramon
Ramon
Mensagens : 2554
Pontos : 8042
Honra : 1051
Data de inscrição : 12/06/2013
Localização : Bahia
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qua Mar 15, 2017 12:45 pm
Oi, Guilherme!  certo

O gravador de voz é uma ótima ferramenta para se deixar do lado da cama, assim como o velho diário, para ser usado logo após o despertar. Mas o gravador não substitui o diário. Na verdade são duas ferramentas distintas que vai trabalhar muito bem juntas.
Veivi
Veivi
Mensagens : 137
Pontos : 3050
Honra : 59
Data de inscrição : 10/07/2016
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qua Mar 15, 2017 2:39 pm
Guilherme escreveu:Olá! Tudo bem?


A umas duas semanas tenho tido o habito de anotar os sonhos num caderno, mas com o tempo pra ser bem sincero me deu uma certa preguiça de escreve-los assim que acordo, em parte porque uso lentes de contato e o fato de forçar a vista pra escrever aumenta a preguiça (botar lentes de contato é um ritualzinho relativamente demorado).
Daí me veio a ideia de gravar em áudio no celular o diário dos sonhos, e me pergunto se tem a mesma eficacia... Alguém tem esse hábito e sabe dizer se funciona tão bem quanto? Tem aplicativos que traduzem áudio pra texto na hora (Awoken por exemplo), mas sai meio bagunçado e não é muito preciso.


Outra coisa (pra não criar varios tópicos) bem incomoda que está acontecendo nos sonhos é assim que percebo que eu estou dentro de um sonho, acordo automaticamente... Já aconteceu umas 3 vezes nos sonhos eu falar ou pensar "isso aqui é um sonho" e eu acordar em seguida... O que devo fazer??? perplexo


Obrigado desde já!

Como já falaram aqui, seria melhor não deixar de escrever Guilherme, na revista Galileu inclusive tem uma matéria com pesquisas que recomendam e reforçam isso, se quiser ler esse é o link:

4 MOTIVOS CIENTÍFICOS PARA COMEÇAR A ESCREVER MAIS
avatar
Reizen Endler
Mensagens : 1005
Pontos : 5767
Honra : 749
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 34
Localização : São Paulo/Santo André
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Dom Mar 19, 2017 8:04 am
Onírica é possível, contudo você pode acabar esquecendo de boa parte do conteúdo do sonho devido o não registro dos mesmo, aliás o diário em si é o que da vida ao sonho, pois se você se esquece do sonho lúcido aí já era. Seria interessante ao menos anotar uma ou outra experiência sem compromisso e também combinar alguns macetes como MILD, testes de realidade etc.

Gilherme sobre o gravador de voz é bom e pode parecer agradável em ágil, mas não é assim tão eficaz; explico com base em minha experiência.

Quando acordamos geralmente ficamos meio grogue por um tempinho e isso prejudica um pouco nossa coordenação motora e principalmente uma recordação onírica. Lembrar e registrar com o gravador de forma orquestrada os eventos pode ser um pouco complicado e mesmo que funcional pode trazer uma qualidade medíocre no final sendo necessário depois passar a limpo o material.

Então qual seria uma solução ágil e organizada? Pois bem, seriam as palavras chaves, ao invés de anotar o sonho já de uma vez, registrar apenas palavras chaves que se conectam aos eventos importantes dos sonhos. Você pode anotar quantas palavras forem necessárias e passar a limpo até o dia seguinte se fora o caso.

Obs. Pode até ser gravado palavras chaves em um gravador de voz também, contudo esse método é tão prático que é mais fácil deixar uma folha e uma caneta na cabeceira.

Obs 2. As palavras chaves devem ser curtas e atingir pontos chaves dos eventos dos sonhos, pode acontecer de a pessoa após acordar de um sonho muito longo e se sentir confusa, nesse caso o ideal é o registro inverso da experiência partindo dos eventos oníricos recorrentes até a memória mais comprometida. Reforçando que não há limite para o registro de palavras chaves.

Obs 3. O método de registro com base em palavras chaves pode ser muito eficaz, pois é rápido e organizado facilitando assim que o individuo possa voltar a dormir e registrar o sonho mais tarde. Pode ser usado também em ciclos de despertares durante a mesma noite caso o onironauta esteja aplicando algum método em especial o mesmo pode acordar mais vezes para o registro sem prejudicar o sono final, uma vez que um registro completo e elaborado pode ser complicado após acordar, portanto fica aí a dica para aqueles que estão procurando algo prático, eficaz e também muito produtivo.

certo
avatar
Convidado
Convidado

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Dom Mar 19, 2017 11:53 am
Reizen obr por responder eu vou estar vendo essa possibilidade de anotar uma coisa outra, pesquisarei esse MILD, espero que não envolva restrição de sono porque li uma outra técnica e pelo que vi nelas temos que ficar acordando o que não é o que pretendo
Grata
jonatash
jonatash
Mensagens : 4
Pontos : 2504
Honra : 0
Data de inscrição : 16/05/2017
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qua maio 17, 2017 1:32 am
Tenho uma duvida parecida no que diz respeito a digitar o sonho no pc/notebook em vez de escrever no caderno. Causa uma diferença significante a gente digitar no word nosso sonho ao acordar do que escrever no caderno?

No caderno isso fica algo ao meu ver mais pessoal e com ares mais de "ritual" por assim dizer ... Será que essa subjetividade de ter seu caderno, seu "livro dos sonhos" tem algum impacto quando você acredita que aquilo faz mais sentido? Não sei se me fiz entender.
Königin
Königin
Mensagens : 1335
Pontos : 5732
Honra : 669
Data de inscrição : 06/07/2015
Localização : Alemanha
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue234 / 999234 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue999 / 999999 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qua maio 17, 2017 6:07 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
jonatash escreveu:Tenho uma duvida parecida no que diz respeito a digitar o sonho no pc/notebook em vez de escrever no caderno. Causa uma diferença significante a gente digitar no word nosso sonho ao acordar do que escrever no caderno?

No caderno isso fica algo ao meu ver mais pessoal e com ares mais de "ritual" por assim dizer ... Será que essa subjetividade de ter seu caderno, seu "livro dos sonhos" tem algum impacto quando você acredita que aquilo faz mais sentido? Não sei se me fiz entender.

Oi, Jonatash. Escrever a mão é melhor do que digitar, porque quando escrevemos ativamos a memória sensorial e motora. O ato de escrever por si só já ajuda a manter a mente mais focada, e isso potencializa ainda mais a memorização.
jonatash
jonatash
Mensagens : 4
Pontos : 2504
Honra : 0
Data de inscrição : 16/05/2017
Sonhos Lúcidos :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Right_bar_bleue

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Qui maio 18, 2017 1:00 pm
Königin escreveu:
jonatash escreveu:Tenho uma duvida parecida no que diz respeito a digitar o sonho no pc/notebook em vez de escrever no caderno. Causa uma diferença significante a gente digitar no word nosso sonho ao acordar do que escrever no caderno?

No caderno isso fica algo ao meu ver mais pessoal e com ares mais de "ritual" por assim dizer ... Será que essa subjetividade de ter seu caderno, seu "livro dos sonhos" tem algum impacto quando você acredita que aquilo faz mais sentido? Não sei se me fiz entender.

Oi, Jonatash. Escrever a mão é melhor do que digitar, porque quando escrevemos ativamos a memória sensorial e motora. O ato de escrever por si só já ajuda a manter a mente mais focada, e isso  potencializa ainda mais a memorização.

É, faz sentido.
Conteúdo patrocinado

Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz? Empty Re: Diário dos Sonhos ou Gravador de Voz?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos