Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Ir para baixo
Madrugada
Madrugada
Mensagens : 50
Pontos : 4373
Honra : 28
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 40
Localização : Melbourne, Austrália
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
http://www.sealifedreams.com

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Sáb Jan 10, 2015 7:46 am
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Postei o artigo original no link abaixo, aqui é minha tradução básica do inglês:
http://sealifedreams.com/pt-br/blog/o-dever-de-casa-e-sonhos-l%C3%BAcidos

Você não sabe o que fazer para um dever de casa ou trabalho da universidade/faculdade? Não sabe qual tema escolher? Porque não sonhar com essa pergunta? Por incubar um sonho ou sonhar lúcido (perceber que você está sonhando dentro de um sonho) pode ser que você fique inspirado e ache um novo jeito de acabar o dever.

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Intention
Image: Intention by Keturah, http://www.flickr.com/photos/22304420@N05/3374447352

Em um artigo que se chama The “Committee of Sleep”: A Study of Dream Incubation for Problem Solving (1993), Deirdre Barrett, Ph.D. demostrata como os sonhos e as imagens hipnogógicas (as imagens que formam entre os estados de acordar e dormir) foram uma fonte de inspiração criativa para cientistas, escritores e compositores. Ela dá exemplos específicos, mostrando como a cientista russa, Mendeleev desenvolveu uma versão mais completa da tabela periódica dos elementos depois de um sonho, e como o autor Robert Lewis Stevenson sonhou as últimas duas cenas da romance dele, Dr. Jekyll and Mr. Hyde.

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Periodic_table_large
Imagem: A tabela periódica, http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Periodic_table_large.svg

Enquanto muitas das contas de resolver problemas e produzir produtos criativos durante o sonho que Barrett mostra foram os resultados de sonhos espontâneos, ela sugere que podemos também aprender a incubar sonhos com uma intenção específica ou pergunta na mente. Ela descreve um estudo passado que ela conduziu com 76 estudantes do colégio, a quem foram perguntados incubar sonhos respondendo problemas de uma natureza pessoal, geral ou acadêmico. Os estudantes foram pedidos para escrever o problema de uma forma simples e usar um método específico de incubação de sonhos.

Incubação de sonhos para ajudar com o dever de casa
Não estou familiar com o jeito específico de incubação de sonhos que ela usou no estudo, o processo é geralmente simples e direto. Se você estiver procurando ajuda com seu dever de casa, você pode tentar acompanhar os seguintes passos:


  • Escolha um problema no qual você precisa de ajuda, por exemplo: “Qual seria um bom assunto para esse deve de casa?
  • Escreva sua pergunta/problema em papel.
  • Esclareça sua mente e lembre-se de sua intenção no momento antes de dormir.
  • Deixe uma caneta e papel ao lado da cama e escreva seu sonho depois de acordar.
  • Escreva um comentário pessoal para entender melhor quaisquer ligações entre seu sonho e sua intenção original.


No estudo da Barrett, os estudantes foram pedidos para seguir o procedimento de incubação de sonhos, toda noite por uma semana, ou até eles tiveram um sonho que resolveu o problema. E interessante notar que Barrett achou que quase a metade dos alunos foram capazes de lembrar um sonho que eles acharam relevantes ao problema - e que desses mesmos estudantes, setenta por cento acreditaram que o sonho conteve uma resolução ao problema. Além disso, juizes independentes foram pedidos para avaliar os sonhos dos estudantes em termo da relevância aos problemas identificados, e a capacidade do sonho de mostar uma resolução. Os resultados foram bem parecidos.

Um exemplo do estudo (traduzido por mim do inglês) mosta como um dos alunos incubou um sonho pedindo ajuda com um problema pessoal.

Problema:  Apliquei por dois programas de psicoliga clínica e dois de psicóliga industrial porque não consigo decidir em qual área quero começar.
Sonho: Um mapa dos estados unidos. Estou em uma avião voando por cima do mapa. O píloto fala que tem algum problema com o motor e que vamos ter que aterrizar. Olhando pro mapa, procuramos um lugar seguro para parar - indicado por uma luz.  Eu pergunto sobre MA (o estado), em que estamos diretamente acima, e ele fala que todo MA é muito perigoso. As luzes parecem ser mais ao oeste.
Eu acordo so sonho e percebo que as duas escolas clínicas são em MA, onde eu passei minha vida interia e onde meus pais moram. Os dois programas industriais são bem longe, em Texas e CA (o estado). Isso é porque no começo pensava em ficar perto de casa e não tinha programas industrias perto. Percebo que seria muito errado ficar em casa, e agora, que saindo daqui é provalemente mais importante do que o tipo de programa que quero começar.

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos The-committee-of-sleep

Se você quer saber mais sobre como os sonhos podem ser utilizados por motivos criativos assim, é bom conferir um livro recente por Deirdre Barrett, The Committee of Sleep: How Artists, Scientists, and Athletes Use Their Dreams for Creative Problem Solving - And How you Can Too. Parece um bom livro!

Uma nota por sonhadores lucídos.
Se você já consegue sonhar lúcidamente, pode tentar fazer isso de outro jeito. Manter uma intenção clara é ainda importante, todavia depois de ficar lúcido e consciente que você está sonhando, pode perguntar à uma personagem no sonho (talvez, um professor sábio) que pode ajudar diretamente, ou até procurar uma sala onde seu trabalho está sendo apresentado a sua turma.
avatar
christianus
Mensagens : 17
Pontos : 3432
Honra : 4
Data de inscrição : 21/12/2014
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Sáb Jan 10, 2015 8:37 am
Olá, bom dia. Obrigado por postar o texto. Interessante, depois quero ler mais sobre o assunto, quando estiver inspirado e com tempo suficiente.

Abraço.



christianus
ozzy02
ozzy02
Mensagens : 57
Pontos : 3480
Honra : 11
Data de inscrição : 06/01/2015
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue8 / 9998 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue65 / 99965 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Sáb Jan 10, 2015 2:54 pm
Belo Assunto ( Admito não li tudo(admito preguiça ashushus)) Mais vou ler tudo Amanhã ou quando tiver tempo lingua espero ver mais..    '-'


------------------------------------------------------------------------
Pelo menos em algum lugar nos podemos ser livres.Obrigado Sonhos Lúcidos. sono                            Thanks rei
Madrugada
Madrugada
Mensagens : 50
Pontos : 4373
Honra : 28
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 40
Localização : Melbourne, Austrália
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
http://www.sealifedreams.com

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Sáb Jan 10, 2015 11:37 pm
Obrigado christianus e ozzy02
ozzy02
ozzy02
Mensagens : 57
Pontos : 3480
Honra : 11
Data de inscrição : 06/01/2015
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue8 / 9998 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue65 / 99965 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Dom Jan 11, 2015 8:24 pm
de nada


------------------------------------------------------------------------
Pelo menos em algum lugar nos podemos ser livres.Obrigado Sonhos Lúcidos. sono Thanks rei
Marco Prado
Marco Prado
Mensagens : 70
Pontos : 3682
Honra : 21
Data de inscrição : 03/07/2014
Localização : Nordeste
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue6 / 9996 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Dom Jan 11, 2015 9:06 pm
Já tinha lido sobre o método de incubação de sonho, inclusive já tentei uma vez, mas hoje em dia me limito ao básico dos sonhos lúcidos, quero progredir aos poucos.
Sobre a resolução de problemas também já sabia que era possível fazer em sonho mas nunca tentei.
São dois temas que são bastante interessantes, unidos tornam-se fabulosos.
Um exemplo seria usar o sonho lúcido para acessar uma memória de uma aula que você já teve. Mais para frente quando eu me ''profissionalizar'' em sonhos lúcidos começarei a testar estes métodos, pois me interessam em especial porque sou um pseudo-escritor, e quero escrever escrever histórias a partir de sonho, quer dizer, já faço isso. muito feliz
Ramon
Ramon
Mensagens : 2554
Pontos : 8073
Honra : 1051
Data de inscrição : 12/06/2013
Localização : Bahia
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Seg Jan 12, 2015 3:18 pm
Interessante esse tópico, Madrugada. O livro também parece ser bem interessante. Mas, está em inglês. Pena que eu não sei falar inglês ainda. Crying or Very sad
Madrugada
Madrugada
Mensagens : 50
Pontos : 4373
Honra : 28
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 40
Localização : Melbourne, Austrália
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
http://www.sealifedreams.com

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Seg Jan 12, 2015 9:51 pm
Legal Marco - acho muito bom seu plano de escrever histórias a partir de sonho. Boa sorte em escrever mais dessas.

Concordo que é bom bom progredir aos poucos. Para mim, uma coisa que eu gosto muito sobre a incubação de sonhos, é que mostra como sua intenção pode afetar o sonho. É bem relevante à abilidade de poder sonhar lúcido. Também por incubar sonhos assim, aprendi mais sobre o simbolismo de meus sonhos (por poder ver a relação entre minhas perguntas e os sonhos que seguiram).

@Ramon - desculpa aí, esqueci dessa pequena detalhe! Bom, agora você tem mais uma razão para aprender o inglês - para poder ler mais livros sobre sonhos lúcidos.
Ramon
Ramon
Mensagens : 2554
Pontos : 8073
Honra : 1051
Data de inscrição : 12/06/2013
Localização : Bahia
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Ter Jan 13, 2015 2:16 am
Não precisa se desculpar não, Madrugada. eu realmente adoraria saber falar o inglês. Mas, ainda não consegui encontrar um método fácil e rápido de aprender o seu idioma. Crying or Very sad


Fico admirado, vendo você escrever tão bem em português. Enquanto eu não consigo escrever mais do que duas ou três palavras em inglês. Kkkk


Você já pensou em dar aulas de inglês na internet pra alunos brasileiros?


De repente, pode ser um negócio muito lucrativo pra você, Madrugada. $$$$$ certo
Luna Aislin
Luna Aislin
Mensagens : 96
Pontos : 3591
Honra : 18
Data de inscrição : 28/09/2014
Idade : 28
Sonhos Lúcidos :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue1 / 9991 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Left_bar_bleue160 / 999160 / 999O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Right_bar_bleue

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Seg maio 04, 2015 8:31 pm
seria muito estudar uma materia em um sonho lucido e ir bem na prova,porem como as chances de ter sonho lucido para alguns ou maioria e baixa,a gente sempre opta por brincar no sonho a estudar,kkk
Conteúdo patrocinado

O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos Empty Re: O Dever de Casa e Sonhos Lúcidos

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos