Conectar-se
Os membros mais ativos do mês
3 Mensagens - 75%
1 Mensagem - 25%
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Mensagens : 197
Pontos : 2330
Honra : 144
Data de inscrição : 26/05/2012
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

em Seg Jun 09, 2014 10:36 pm
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Antes quero deixar claro, que embora já tenha preparado todo o "aparato". Por falta do "momento oportuno", ainda não realizei a experiência.
Tudo que esta no texto que segue foi baseado em pesquisa.


Não é de hoje que já é de conhecimento do ser humano, que a "privação sensorial" favorece os estados alterados de consciência:

Na Grécia antiga já era utilizada para se obter "iluminação espiritual" ou "comunicação com deuses"

Aventureiros e exploradores do Ártico, que ficam por dias a fio imersos na branquidão infinita da neve. Ou mineiros que permanecem por muitos dias na escuridão total. Relatam o mesmo tipo de alucinação aterrorizante.

E foi justamente, atendendo a mineiros que eram afetados por este tipo de alucinação. Que o Dr. Wolfgang Metzger, criou em 1930, a técnica que simula a privação sensorial. Produzindo o que ficou conhecido como: "Efeito Ganzfeld".

"Apenas para constar, uma vertente deste experimento foi utilizada para se tentar provar a existência da telepatia. E pelo que se sabe os resultados foram totalmente inconsistentes... Mas esse é um outro caminho. Que não tem a ver com o que vamos tratar aqui."

Eu tomei conhecimento do efeito Ganzfeld já a um bom tempo. E logo de cara, já me interessei pelo assunto. Pois notei logo de cara que os resultados deste experimento podem ter uma relação estreita com os nossos já conhecidos sonhos lúcidos.

Os relatos das pessoas que já fizeram uso desta técnica. São bem parecidos com o que experimentamos durante as alucinações hipnagógicas e fragmentos de sonhos lúcidos.

É preciso deixar claro, que os resultados desta experiência, são totalmente inofensivos e reversíveis. E que a descrição de "alucinações aterrorizantes", ficam por conta apenas, do desconhecimento do processo. Assim como acontece com a nossa conhecida "paralisia do sono" onde a desinformação e o medo desnecessário, transformam, pra alguns, uma coisa inofensiva em um distúrbio quase insuportável.

Desconfiando, como já disse, que isso talvez tenha uma relação com os sonhos lúcidos. E quem sabe até seja um caminho para WILD. Decidi realizá lo, da maneira que vou explicar a seguir.

Existem tanques de privação sensorial que reproduzem esses efeitos de maneira mais eficiente. Uma câmara onde a pessoa flutua numa solução de água salgada ( A concentração de sal não deixa a pessoa afundar. Como no mar morto. E a água, em temperatura idêntica a do corpo, faz com que a pessoa em poucos minutos passe a não perceber nem os próprios limites físicos.) Enquanto isso, fones de ouvido reproduzem "ruido branco" O que faz com que se perca também as referências auditivas.
Sei que em algumas cidades, existem clínicas que usam essas câmaras para tratamentos terapêuticos.
Se você, como eu, esta curioso para conhecer esses efeitos e não dispõe de um desses aparatos, próximo de sua casa, ou não está disposto a gastar alguns "milhares" para construir uma. Então pode tentar essa versão mais simplificada.

Você vai precisar de:

--- Uma bola de ping pong cortada ao meio, que vai resultar em duas pequenas "cúpulas" que você vai colocar sobre os olhos. O fato desse material ser esférico,semi transparente e leitoso. Vai produzir um efeito de "campo visual infinito e uniforme". Deixando a luz entrar, mas sem produzir nenhuma referência visual. Confundindo e enganando seu cérebro. Durante o experimento é necessário manter os olhos abertos.

--- Fones de ouvido. Para reproduzir "ruido branco" Que pode ser feito sintonizando uma rádio fora de estação. Onde existe apenas aquele "chiado". Ou você pode baixar na Net o "ruido branco" propriamente dito.

--- Uma luz vermelha. Para substituir a lâmpada normal do seu quarto.



Como fazer:

--- Encontre um lugar tranquilo e silencioso, onde ninguem te incomode por pelo menos 45 minutos.

--- Acenda a luz do quarto. Eu acredito que seja possível obter resultados com a luz comum. Mas se você quiser ser mais fiel a experiência original. Use a vermelha.

--- Sente se ou deite, na posição mais confortável possível. Com braços e pernas separados e bem apoiados. Você vai passar os próximos 30 / 45 minutos imóvel. Então é preciso encontrar uma posição adequada pra isso.

--- Coloque os fones de ouvido e ponha para reproduzir o ruido branco.

--- Cubra os olhos com as semi esferas, de maneira que não fique nenhum "vazamento" É necessário que você não consiga enxergar nem o próprio nariz. Não é preciso manter os olhos imóveis.

Bom. Agora é só relaxar, se movimentar o menos possível ( O objetivo é "esquecer" o próprio corpo ) Olhar para o infinito, e aguardar para ver o que vai acontecer...


...Estou curioso. Assim que experimentar o tal "efeito Ganzfeld" na prática. Postarei aqui os resultados... ...Isto é, se as minhas desconfianças não estiverem certas. E as pessoas que participaram do experimento, simplesmente adormeceram e tiveram sonhos lúcidos?







" Sonhe, pois o sonho nos trás o que a realidade nos nega."
avatar
Mensagens : 111
Pontos : 1505
Honra : 14
Data de inscrição : 05/03/2014
Idade : 18
Localização : Campo Grande
Sonhos Lúcidos :
4 / 9994 / 999
Sonhos Comuns :
28 / 99928 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

em Ter Jun 10, 2014 10:51 am
Já tinha ouvido falar, é bem interessante.

Pessoas relataram que começaram a ter alucinações, mas nada de assustador, e sim coisas sem sentido, como unicórnios e locais encantados. Se for tentar, relata oque aconteceu aqui piscar


.
. - Dialogo
. - Meu dialogo
. - Pensamentos
.
. O MARAVILHOSO MUNDO DE EDOAN
.
.
Convidado
Convidado

Re: Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

em Ter Jun 10, 2014 2:21 pm
experimento bem interessante, mas tenho uma dúvida... para que a luz vermelha? ela vai passar por algum buraco na bola de ping pong, para a pessoa ver algum feixe?
avatar
Mensagens : 197
Pontos : 2330
Honra : 144
Data de inscrição : 26/05/2012
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

em Ter Jun 24, 2014 11:49 am
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Bom, como prometido, realizei este experimento no final de semana.  Uma vez com duração de mais ou menos 30 minutos, e mais duas vezes com duração de uma hora.  Nas 3 vezes o resultado foi praticamente o mesmo:

Usei duas metades de bolinha de ping pong, um aplicativo com ruido branco, e deixei as lampadas normais, não usei as vermelhas.  Parece que a função da lampada vermelha é não estimular o sono.

Nos primeiros 5 minutos, comecei a notar uma manchas no campo visual.  Violeta e amarela, como se fossem nuvens que ficavam se movimentando crescendo, diminuindo e alternando as cores... Mas nada muito nítido.  Perceptível, mas bem suave.     Com o passar do tempo, comecei a sentir com se uma vibração compassada me atingisse de baixo para cima. E logo em seguida, uma sensação de movimento. Como se eu estivesse em uma rede.  Mas essa sensação passou rápido.   ...Fora isso, nada de interessante aconteceu.   O experimento dá muito sono.  É muito dificil conseguir ficar de olhos abertos.
Sabe aquelas imagens e diálogos fragmentados que passam pela nossa cabeça pouco antes do adormecer?  Então, acontecem tambem. Só que de maneira bem mais sutil.
Tudo leva a crer que as alucinações relacionadas a esse experimento, são as mesmas relacionadas ao sono, as quais já estamos acostumados.


" Sonhe, pois o sonho nos trás o que a realidade nos nega."
avatar
Mensagens : 96
Pontos : 1249
Honra : 18
Data de inscrição : 28/09/2014
Idade : 21
Sonhos Lúcidos :
1 / 9991 / 999
Sonhos Comuns :
160 / 999160 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

em Ter Maio 05, 2015 9:42 pm
interessante.
avatar
Mensagens : 111
Pontos : 876
Honra : 48
Data de inscrição : 20/11/2015
Localização : Espírito Santo
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

em Seg Dez 07, 2015 2:37 pm
Já fiz uma tentativa com esses mesmos aparatos, tive que ajustar as metades da bolinha pois eram pequenas (talvez por serem aquelas de desodorante), no final do experimento fiquei com marcas nos 2 olhos, sem contar um pequeno desconforto durante...
Usei plástico celofane vermelho por cima da lâmpada fluorescente. Usei um ruído "rosado", mais grave, como ondas do mar, em vez do ruído branco que me pareceu irritante.
Os resultados foram: Nada. A cor que eu via era um vermelho pálido meio alaranjado, como se eu tivesse de olhos fechados pro sol ou algo assim. Aquilo cansava a visão e ia perdendo a saturação e ficando cinza, sei lá. Foi uma sensação estranha ficar todo aquele tempo com aquele chiado no ouvido.
A experiência do tanque me parece muito atrativa, aliás. feliz
Mensagens : 1017
Pontos : 3476
Honra : 749
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/Santo André
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

em Sex Fev 03, 2017 12:58 am
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Eu fiz o teste, mas como não tinha luz vermelha fiz com a luz de costume, aliás no lugar da bolinha de ping pong usei também uma bolinha de desodorante roll on que acredito dar quase na mesma, peguei um que estava acabando lavei e cortei ao meio.

Duração: 30 min.
Áudio: Ruido Branco aqueles que se encontram no Youtube mesmo.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=4j7LQV7JCmQ

Experiência: Nada visual, talvez porque eu fechei os olhos em alguns momentos, pois é bem incomodo ficar de olhos abertos. É interessante que parecia que eu estava ouvindo música o tempo todo e isso foi bem estranho..

A melhor parte que me assustou um pouquinho foi depois de uns 10 minutos aproximadamente quando comecei a ouvir sussurros e umas vozes de longe murmurando "Uh.. Uuuuuuuh.. UUUUUuuuuuh..." e parecia fazer éco, aliás isso foi meio assustador e durou alguns segundos.

No final comecei a ouvir uma sirene de policia, mas como já estava entediado interrompi a experiência e por coincidência já tinha acabado o áudio também aos 30 minutos.
Mensagens : 2
Pontos : 212
Honra : 0
Data de inscrição : 24/04/2017
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

corriqueiro

em Seg Abr 24, 2017 2:57 pm
tem alguns anos que eu uso as bolinhas nos olhos
meus sonho já são bastante influenciado por isso
se quiser trocar mais ideias...
avatar
Mensagens : 2531
Pontos : 5703
Honra : 1044
Data de inscrição : 12/06/2013
Localização : Bahia
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

em Ter Abr 25, 2017 3:17 pm
ramone escreveu:tem alguns anos que eu uso as bolinhas nos olhos
meus sonho já são bastante influenciado por isso
se quiser trocar mais ideias...
Ramone? É sério isso ou tá me zoando? Kkkk

Mensagens : 2
Pontos : 212
Honra : 0
Data de inscrição : 24/04/2017
Sonhos Lúcidos :
0 / 9990 / 999
Sonhos Comuns :
0 / 9990 / 999
Ver perfil do usuário

Re: Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

em Ter Abr 25, 2017 11:13 pm
Ramon escreveu:
ramone escreveu:tem alguns anos que eu uso as bolinhas nos olhos
meus sonho já são bastante influenciado por isso
se quiser trocar mais ideias...
Ramone? É sério isso ou tá me zoando? Kkkk

a zoeira não tem fim...
Conteúdo patrocinado

Re: Alguem aqui já conhece ou fez experiências com o "efeito Ganzfeld?"

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum